Turismo

BAHIATURSA leva Procissão do Fogaréu de Serrinha para EXPOCATÓLICA

Bahiatursa quer vender o turismo religioso fora da Bahia
Ayeska Azevedo , Salvador | 17/07/2013 às 17:09
Centenas de pessoas parcipam da procissão de belo efeito visual
Foto: CALILA
Uma das manifestações religiosas mais ricas da Bahia, a Procissão do Fogaréu atrai milhares de visitantes ao município de Serrinha, que fica enfeitado pelas luzes de velas acesas seguradas pelos devotos. Há mais de mais de oito décadas, a caminhada é realizada todos os anos na noite da Quinta-feira Santa, com a multidão seguindo pelas principais ruas do município até o Morro de Santana, onde os fiéis presenciaram a encenação da Paixão de Cristo.

A celebração será divulgada durante a ExpoCatólica, que acontecerá de 19 a 26 de julho, no Riocentro (Rio de Janeiro). A iniciativa é da Secretaria do Turismo (Setur) e da Bahiatursa, que querem aumentar a receita e o número de turistas de outros estados no segmento católico, já que o público predominante nos eventos religiosos da Bahia é formado pelos próprios baianos.

Tradição é uma das palavras que definem esse momento histórico, religioso e cultural do município. Os fiéis reúnem-se em frente à Catedral da Senhora Santana e, aos poucos, vão tomando conta das ruas da cidade e iluminando o caminho com as velas acesas, compondo um verdadeiro espetáculo com a imagem de um tapete luminoso movido pela fé.

 Durante a caminhada, moradores esperam os fiéis passarem nas portas das casas para também fazer parte da procissão. É exatamente do alto da Ladeira de Santana que se tem uma visão ampla da quantidade de fieis.  Crianças, jovens e idosos reúnem-se para mostrar que quando se trata de fé a idade não faz a mínima diferença.

 Depois que chegam ao Morro de Santana, local onde acontece a encenação da Paixão de Cristo, os fiéis se acomodam no lugar cercado por grandes pedras brancas e se encontram com a imagem da Senhora de Santana, que parece abençoar a cidade com uma de suas mãos.

 
Bahia na Expocatólica

A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) e a Bahiatursa  participam da Expocatólica 2013 com um estande de 200 metros quadrados, no qual os visitantes encontrarão informações detalhadas sobre a Bahia como destino de turismo religioso, receptivo com baianas tipicamente trajadas e exposição de fotos. Atrativos como as igrejas do Bonfim, Rosário dos Pretos, Memorial Irmã Dulce e o Santuário de Bom Jesus da Lapa serão mostrados na feira, assim como manifestações como a Festa da Irmandade da Boa Morte, de Cachoeira, a Procissão do Fogaréu, de Serrinha, e a Romaria de Monte Santo.

Outra atividade que será promovida no estande da Bahiatursa é a exibição diária de filmes sobre algumas das mais importantes e famosas manifestações católicas encontradas no estado. As sessões acontecerão sempre às 15h, 17h e 19h, com documentários sobre a Festa de Santa Bárbara, Festa de Nosso Senhor do Bonfim e a Procissão do Nosso Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Também haverá um ciclorama (painel fotográfico em três dimensões) para os visitantes da feira registrarem imagens como se estivessem à frente da Igreja do Bonfim ou em uma paisagem da Chapada Diamantina.

De acordo com estudo da Secretaria do Turismo da Bahia, os turistas que vão a eventos religiosos como a Festa da Irmandade da Boa Morte, em Cachoeira, e as romarias de Bom Jesus da Lapa são predominantemente de regiões da própria Bahia. Enquanto em Bom Jesus da Lapa a média de turistas de fora do território baiano é de apenas 30%, em Cachoeira o percentual é ainda menor, com cerca de 7%, segundo dados da pesquisa.