Turismo

Espanhol El Celler de Can Roca é eleito melhor restaurante do mundo

DOM de Atala cai para sexta posição
Terra , Catalunha | 29/04/2013 às 18:08
Imrãos Joan, Joseph e Jordi
Foto: Terra
O restaurante espanhol El Celler de Can Roca subiu uma posição e conquistou o primeiro lugar entre os 50 melhores restaurantes do mundo em 2013. No ano passado, a casa comandada pelos irmãos Joan, Josep e Jordi ocupou o segundo lugar no prêmio promovido pela revista britânica Restaurant Magazine.


O local, considerado modesto, fica na pequena cidade de Girona, na costa de Catalunha. A cozinha do restaurante é descrita pela organização do prêmio como inteligente, divertida e absolutamente deliciosa. Os chefs são conhecidos por utilizar técnicas elaboradas com sabores simples em uma mistura que agrada o paladar e pela apresentação bem humorada dos pratos. Os ingredientes catalães têm destaque no menu da casa.

A paixão dos irmãos pela cozinha nasceu no Can Roca, estabelecimento comandado por seus pais em Taialà, um bairro localizado nos arredores de Girona. Foi lá que Joan, Josep e Jordi cresceram, em meio ao burburinho de pratos, panelas e clientes. O bar se tornou sala de estar e playground do trio, onde eles viam televisão e até faziam a lição de casa. A cozinha simples, comandada pela mãe, também teve influência sobre o estilo do El Celler de Can Roca.

saiba mais

O restaurante foi fundado em 1986 por Joan, que dirigia a cozinha, e Josep, que era o sommelier da casa. O caçula Jordi passou a integrar a equipe em 1996, ficando responsável pelas sobremesas. O estabelecimento, que no início ficava ao lado do bar dos pais, ganhou um novo local em 2007, uma antiga casa de campo construída em 1911.

Em 2009, os irmãos celebravam a conquista de sua terceira estrela no Guia Michelin. "A única coisa que importa é que o cliente esteja satisfeito e queira voltar, não importando se o restaurante é o número um ou dois, três ou cinquenta, ou se temos três estrelas ou dois", declarou Joan na época. No mesmo ano, o restaurante apareceu pela primeira vez na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, em quinto lugar. O estabelecimento subiu para a quarta posição no ano seguinte, e chegou ao segundo lugar em 2011, posição que repetiu em 2012.


O restaurante passou a ganhar mais 
fama internacional em 2009

"É maravilhoso viver este momento. Nos sentimos muito queridos e apoiados. E este prêmio é muito importante para toda a cozinha espanhola. Prova que seguimos atraindo a atenção dos gourmets do mundo todo e reforça a imagem do compromisso espanhol com a vanguarda, que a criatividade está vigente e muito viva. A gastronomia espanhola necessitava de um empurrão como este para se justificar perante o mundo", disse o irmão mais velho, Joan, ao jornal El País. Já os irmãos Josep e Jordi parecem mais incrédulos com o prêmio. "Estou enlouquecendo, eu tinha expectativas, mas não me atrevia a acreditar totalmente", disse Jordi.

Os irmãos devem retornar ao batente nesta terça-feira (30) a noite, para comemorar o prêmio em família. "Nós vamos continuar trabalhando duro como sempre", afirmaram. Os destaques do menu da casa são as azeitonas caramelizadas, servidas como entrada, o sanduíche de pele crocante de porco ibérico e melão, o linguado e outros pratos clássicos catalães.