“Hoje 5,7% do PIB da Bahia vem do turismo. No Brasil, essa porcentagem é de 3%”, confessa o secretário Domingos Leonelli
Via Press , Salvador |
12/04/2013 às 13:40
Estande de Pernambuco no II Salão Baiano de Turismo
Foto: BJÁ
“Nós somos a indústria capaz de mudar a realidade do Nordeste”. Assim a presidente da Fundação Comissão Turismo Integrado (CTI) Nordeste, Danielle Novis, deu início à coletiva de imprensa da 22ª Brazil National Tourism Mart (BNTM) 2013 e do II Salão Baiano de Turismo, ontem, dia 11, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Junto a mais oito secretários de turismo de todo Nordeste, ela apresentou a maior bolsa de negócios do Nordeste e todo potencial de investimento da indústria turística da região, que hoje é a preferida de 49% dos brasileiros para viajar, segundo pesquisa divulgada dia 6 de abril no Ministério do Turismo.
“O turismo é a atividade que mais gera empregos, diretos e indiretos, no Brasil e movimenta a economia. Sobre a região, diversas operadoras afirmaram que entre os turistas - nacionais e internacionais – que escolhem pela primeira vez um destino de férias, logo pensam no Nordeste”, explicou Danielle, que também é secretária de Turismo de Alagoas.
E, como anfitrião do evento, o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, lembrou que a região possui “vocação” para receber turistas. “Hoje 5,7% do PIB da Bahia vem do turismo. No Brasil, essa porcentagem é de 3%”, afirmou o secretário – o PIB da Bahia é de 154 bilhões. Mas o chefe da pasta também relatou que essa porcentagem pode estar abaixo do que realmente o turismo gera em riqueza para o estado, uma vez que somente as atividades típicas (hotelaria, alimentação, deslocamento e receptivo) são contabilizadas, deixando de serem contados os meios que viabilizam as ações desses setores, como empresas de ar-condicionados, de lençois, vendas de utensílios de cozinha e etc.
A BNTM acontece anualmente em um dos estados e em média aquece 10% turismo no estado em que atua. Ano passado foi no Maranhão. "O Maranhão, na qualidade de ter sido sede da BNTM no ano passado, sente-se feliz em voltar a participar do evento com o objetivo único de promover a diversidade cultural, arquitetônica, além de suas belezas naturais que compreendem os polos turísticos de lençóis e chapada das mesas", declarou Carlos Martins, secretário Adjunto de Turismo do Maranhão.
Investimentos na Bahia
Nos próximos dois anos, o turismo baiano contará com investimentos de R$ 300 milhões em projetos voltados para infraestrutura, acessibilidade e capacitação profissional. Os recursos serão financiados pelos governos estadual e federal, além do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Dentre os principais projetos estão a recuperação da Feira de São Joaquim, a construção do Palco Articulado do Pelourinho, além da acessibilidade e sinalização turística de Salvador, requalificação do Largo de Roma, dentre outros em Salvador e municípios turísticos do interior, que somam R$ 130 milhões. O montante virá do Ministério do Turismo e Governo da Bahia, com execuções realizadas pela Conder Ipac, dentre outros órgãos.
O turismo movimenta R$ 7,8 bilhões na Bahia e emprega diretamente 200 mil trabalhadores nas áreas de hotéis, bares e restaurantes.