Turismo

SALÃO BAIANO DE TURISMO: Nordeste caminha com suas próprias pernas

“Nós vínhamos a reboque das operadoras (de viagem) do Rio de Janeiro e São Paulo” ressaltou o secretário do Ceará.
Via Press , Salvador | 12/04/2013 às 14:09
O Nordeste vende seu produto turístico independente de Rio e SP
Foto: BJÁ
Durante a coletiva de imprensa da 22ª Brazil National Tourism Mart (BNTM) 2013 e do II Salão Baiano de Turismo, ocorrida hoje, dia 11, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, com todos secretários de turismo do Nordeste presentes,  os representantes apontaram o que trarão para o evento, ressaltaram a importância para a trade dessa bolsa de negócios  e, também, lembraram das mudanças ocorridas nos últimos anos para a região.

 Após a abertura com a secretária de Alagoas e  presidente da Fundação Comissão Turismo Integrado CTI Nordeste, Danielle Novis, que frisou o potencial do turismo, e do anfitrião do evento, o secretário Domingo Leonelli,  foi a vez do Ceará Bismarck Maia. “Nós vínhamos a reboque das operadoras (de viagem) do Rio de Janeiro e São Paulo, mas estamos realizando articulações que nos deram maior independência e o crescimento imenso que temos hoje ”, recordou ele. Maia também informou que a saída para o turismo é a qualificação dos equipamentos públicos, como tem sido feito em seu estado, afirmou. “Com essas ações temos liderado na captação de eventos de grande porte”, destacou.

Além disso, o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, também saudou a mesa e os participantes falando da importância da bolsa de turismo. “Tenho a honra de participar dessa, que eu considero, a maior bolsa de turismo do Brasil”, declarou. Maia também ressaltou as mudanças ocorridas nos últimos anos para a indústria turística do Nordeste.
 
Eventos
 
Lembrando que Fortaleza, Recife, Salvador e Natal são as quatro capitais nordestinas a serem beneficiadas com os eventos esportivos Copa do Mundo FIFA 2014 e, as três primeiras, também com Copa da Confederações 2013. O secretário de Turismo do  Rio Grande do Norte, Renato Fernandes, lembrou que essas ações fortalecem o setor, induzem a capacitação e qualificação profissional e dá visibilidade ao estado . Fernandes foi o mais contundente ao falar da necessidade de articulação e que cada estado deve ser colaborador para que o roteiro do turista do Nordeste seja mais forte. “Nós precisamos mostrar que somos uma região consolidada”.

Já o Pernambuco, liderado pelo secretário de Turismo Alberto Feitosa, presidente eleito da Fundação CTI Nordeste, lembrou que o estado tem feito diversos investimentos e também tem captado eventos  internacionais, devido à estrutura e à priorização do setor pela gestão atual (Eduardo Campos).  “Trouxemos shows com atrações internacionais e nos consagramos como um importante polo gastronômico, o segundo do Brasil" .

De Salvador a Maceió

O secretário de turismo Sergipe, Elber Batalha, destacou fator decisivo para o crescimento turístico do Nordeste, as novas rodovias e a restruturação das antigas. “Estamos batalhando para que tenhamos que a ligação Bahia-Sergipe se estenda até Maceió, de modo que o turista possa sair de Salvador à capital de Alagoas, usufruindo do Litoral, dessa visão maravilhosa que temos durante a viagem”. 

E a Paraíba, representada pelo secretário Renato Feliciano, destacou as festas juninas. “A Paraíba traz para a BNTM amostras do que é o maior São João do Mundo ”. O secretário frisou a importância de ações conjuntas e a não competição entre os estados.

Esse também foi o discurso do secretário de turismo do Piauí José Icemar Lavour Nery. Ele destacou como atração turística de seu estado as inscrições rupestres de São Raimundo Nonato, os lajedos e chapadões, e destacou a importância da bolsa como gerador de negócios ao longo do ano e a participação de buyers (compradores) e suppliers (fornecedores).