Turismo

SALÃO BAIANO DE TURISMO: Internet: 2ª mais importante fonte informação

Evento acontece no Centro de Convenções da Bahia e é gratuito
Via Press ,  Salvador | 11/04/2013 às 17:32
Em busca de informações no Salão de Turismo da Bahia map e informações na web
Foto: BJÁ
Se você consegue medir a sua popularidade entre seus amigos contabilizando as curtidas e compartilhamentos dos conteúdos que disponibiliza nas redes sociais, é capaz de imaginar o peso que essas novas ferramentas de comunicação tem para empresas e instituições. 

Nesta quinta-feira (11), o tema foi discutido, durante o II Salão Baiano de Turismo e a Brazil National Tourism Mart (BNTM) 2013, na palestra Mídias Sociais e Destinos Turísticos: Desafios e Oportunidades, que contou com a participação do diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Antônio Lomanto, do jornalista e pesquisador Yuri Almeida, do profissional de Marketing Pedro Cordier e da jornalista Clarissa Donda, gestora de Marketing de Mídias Sociais de uma companhia aérea e blogueira.

Os palestrantes consideraram arriscado mensurar o nível de desenvolvimento e inserção do setor nas redes sociais, mas foram unânimes ao afirmar que esta será uma das ferramentas mais importantes para promover o destino Brasil no exterior nos próximos anos. “Quem não está hoje nas mídias sociais, talvez não possa seguir adiante. As oportunidades estão lá”, avaliou o diretor da Embratur. De fato, uma pesquisa do CNC, Ibope e Revista Abril realizada em 2011, apontou que 36% dos turistas buscam informações sobre os destinos em revistas especializadas, 34% em sites e blogs e apenas 13% buscam as operadoras de viagem.

O especialista em Ciberjornalismo e pesquisador, Yuri Almeida, destacou que mais importante do que estar na rede é interagir com o público. Clarissa Donda, responsável pelas redes sociais de uma companhia aérea internacional, destacou que é preciso conhecer o perfil do público para agradá-lo e buscar sempre surpreendê-lo. “É possível traçar um perfil dos seus seguidores, mas eles facilmente vão te surpreender. O que eu recomendo é que você analise muito bem as respostas às suas postagens assim, você consegue entender qual o melhor dia, e momento para determinados temas e também quais assuntos mais interessam aos seus seguidores”, indicou.

Pedro Codier destacou que, além da presença e do conteúdo, a empresa deve estar aberta ao diálogo nas redes sociais. “É preciso estar presente, interagir e também monitorar sua empresa, seu público e os formadores de opinião.”

 A Bahia na rede

Atenta às potencialidades da ferramenta a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) está presente nas redes sociais e aposta também em hotsites para promover eventos específicos. Somente nas páginas do Facebook já são mais de 70 mil seguidores, o maior número dentre os demais órgãos de turismo do país.

A média de visualizações semanais das publicações é de mais de 200 mil. A maioria dos visitantes é proveniente do Brasil, Itália, Argentina, Estados Unidos, Portugal e Espanha. No Brasil, destacam-se os seguidores de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Feira de Santana e Belo Horizonte. No Twitter, a Setur contabiliza 16.108 seguidores.

“O turista vai para a web pesquisar sobre o destino. A viagem começa ali. As empresas e o setor devem estar preparados para recepcioná-los com conteúdo e se preocupar em trazer sempre novidades”, destacou Yuri Almeida, que trouxe para a palestra sugestões como promoções por meio do Foursquare. A sugestão é que se realizem promoções em que o turista receba um prêmio ao conseguir fazer o check-in nos pontos indicados pelo promotor durante uma viagem. “As ferramentas estão aí. Não precisamos inventar a roda, apenas aprender a explorá-la”, afirmou.
Grata,