Turismo

O Rio de Janeiro continua lindo! Cidade completa 448 anos pra cima

Em 1763 o Rio se tornou capital da colônia portuguesa e até hoje mantém sua vocação cosmopolita
Nara Franco , da redação no Rio | 01/03/2013 às 10:29
Galera ocupa bares na rua do Ouvidor
Foto: NF
Dia 1º de março é aniversario do Rio de Janeiro e a cidade chega aos 448 anos ainda mantendo seu charme e beleza. Apesar de o padroeiro da cidade comemorar seu dia em 20 de janeiro, o começo de março marca o aniversário de São Sebastião do Rio de Janeiro. Coube a Estácio de Sá fundar a cidade, cobiçada pelos franceses. Estácio, que dá nome a um dos bairros mais tradicionais da cidade, tem um monumento em sua homenagem no Aterro do Flamengo. Dali, o visitante tem visão privilegiada da Baía de Guanabara e do Pão de Açúcar. 

Em 1763 o Rio se tornou capital da colônia portuguesa e até hoje mantém sua vocação cosmopolita. Com a vinda da Família Real Portuguesa para cidade, em 1808, o Rio de Janeiro conheceu o progresso de verdade. No Centro da cidade, especificamente, na Praça XV, encontra-se o Paço Imperial e o marco da chegada dos navios portugueses. O Paço mantém as características arquitetônicas da época, mas hoje abriga um museu e um ótimo café. 

Neste quadrilátero formado pela Praça XV estão a Igreja da Sé e o Arco do Teles, construção do século XVIII, que mantém as características da época imperial. Mas hoje, seus casarões são bares e restaurantes da moda, que oferecem um dos melhores "happy hours" da cidade. Por ele chega-se a Rua do Ouvidor, antiga Rua da Cruz. 

A Ouvidor era a rua do "ti ti ti" do Rio de Janeiro na época do Brasil pós fim da escravidão. O nome "do Ouvidor" foi efetivado em 1746 por nela morar o ouvidor-mor da cidade Francisco Berquó da Silva Pereira. O Ouvidor, no entanto, deu lugar a dezenas de bares com cervejas geladíssimas e petiscos de dar água na boca.

Pelo Paço e pela Ouvidor, pela Baía de Guanabara e Cristo Redentor, parabéns Rio!