Turismo

CARNAVAL: Governo apresenta balanço com 94% na ocupação hoteleira

Governo destaca que a operação Carnaval resultou em números bastante positivos
Secom , Salvador | 13/02/2013 às 12:33
Secretários de estado durante o balanço do Carnaval
Foto: Raul Galinelli
Secretários estaduais fizeram, na manhã desta quarta-feira (13), no Campo Grande, um balanço das ações do Carnaval 2013. Participaram os secretários da Comunicação (Robinson Almeida), do Turismo (Domingos Leonelli), Segurança (Maurício Barbosa), Cultura (Albino Rubim) e o chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Washington Couto.

SEGURANÇA

A operação montada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) para o Carnaval 2013 resultou numa maior produtividade do trabalho policial. Este ano o número de policiais na festa foi aumentado e foi introduzido o serviço de exame de lesão corporal, que pode ser realizado diretamente nos postos instalados nos circuitos.

O trabalho resultou no aumento de alguns índices de registros de ocorrências policiais. O número de pessoas conduzidas para unidades policiais foi de 856, um acréscimo de 150,3% comparado a folia em 2012, que registrou 342 conduções. O número de prisões em flagrante nos três circuitos da folia foi de 144, um aumento de 94,6% comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram efetuadas 74. 

A polícia ainda conduziu 323 pessoas às unidades policiais por uso e tráfico de drogas, um aumento de 115,3% comparado ao ano passado, quando 150 foliões foram flagrados consumindo ou vendendo drogas. Outro número que comprova a eficiência do trabalho da polícia baiana na maior festa a céu aberto do planeta é o de apreensão de armas de fogo e branca, que teve um aumento de 52,9% (26 em 2013 e 17 no ano passado).

Apenas um homicídio foi computado, assim como no ano passado. Álvaro Alexandre Oliveira dos Santos, 25 anos, acabou baleado no circuito Osmar (Centro), na madrugada de sábado (9), por Thiago Adílio da Silva, 28, reconhecido e preso em flagrante por uma guarnição da Polícia Militar. As tentativas de homicídio também ficaram estáveis com cinco registros neste ano e a mesma quantidade em 2012. Desses registros quatro ocorreram no trajeto do Campo Grande e um no Barra/Ondina.A polícia registrou ainda uma lesão corporal seguida de morte, ocorrida na madrugada de domingo (10), no circuito Dodô. 

TURISMO

Ocupação hoteleira: durante o Carnaval, a ocupação hoteleira dos hotéis dos circuitos da festa foi de 94%. Nos estabelecimentos mais afastados da folia, a taxa chegou a 89%, perfazendo uma taxa de 90% para o período momesco na cidade. De acordo com a Infraero, 300 mil pessoas circularam pelo aeroporto durante a folia.

Tradicional caldeirão de manifestações culturais da Bahia, o bairro do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, vai sediar um grande festival que reunirá artes, gastronomia e música, de 22 a 24 de fevereiro de 2013, num fim de semana recheado de atrações, distribuídas em cinco palcos, localizados no Terreiro de Jesus, nos largos do Pelourinho. A quinta edição do Projeto Espicha Verão será realizada pela Bahiatursa, em parceria com a Secretaria da Cultura, através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), outros órgãos estaduais e municipais e a Petrobras.

SAÚDE

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) reforçou os plantões em 12 unidades de saúde durante os dias do carnaval em Salvador. Da sexta-feira (8) até a manhã de quarta-feira (13), os seis hospitais, as quatro unidades de emergência e a UPAs de Escada e de Roma, que funcionaram durante o carnaval com reforço efetivo, em apoio aos postos de saúde do município de Salvador, registraram um total de 217 atendimentos. Em 2012, durante o mesmo período, foram 204 atendimentos. 

CULTURA

Este ano, a Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA) realizou investimentos da ordem de R$ 14,5 milhões nos programas Carnaval Ouro Negro, Carnaval Pipoca, Carnaval do Pelô e Outros Carnavais. Estes recursos possibilitaram a valorização e o resgate das tradições afros, a promoção do acesso do folião pipoca a propostas musicais diferenciadas e de qualidade, e levaram aos circuitos do Carnaval e do Pelô uma variedade de estilos e ritmos, com uma programação diversificada e para todas as idades e gostos, garantindo para milhares de foliões o acesso democrático ao que há de melhor na folia. Ao todo, a Secretaria promoveu o acesso gratuito da população a 331 atrações, para um público estimado em mais de 1,5 milhões de pessoas, entre foliões pipoca, integrantes de afoxés e blocos afro.