A equipe de Ações Preventivas da Defesa Civil de Salvador (Codesal) vai começar às 8h30 desta quinta-feira (10) a vistoria preventiva no circuito da Lavagem do Bonfim. O objetivo da varredura é analisar tudo aquilo que possa interferir na proteção civil de soteropolitanos e turistas que vão prestigiar a festa que acontece na próxima quinta-feira (17).
A data foi definida depois da reunião na manhã desta quarta-feira (9) na Igreja da Conceição da Praia, com a participação de outros órgãos que também atuam na festa. “Durante o encontro colocamos aquilo que aconteceu no ano anterior para que consigamos sanar os problemas”, diz a engenheira e chefe do setor de ações preventivas da Codesal, Rita Moraes.
De acordo com ela, tudo é analisado com muita cautela. “Verificamos tudo com muito detalhe e ao percebermos algo que possa interferir no brilho da festa como tampas de bueiros soltas, fiação inadequada ou exposta enviamos relatórios para que os órgãos competentes façam os reparos o quanto ates”, explica.
Segundo a engenheira, a avaliação é de fundamental importância. “Para que possamos constatar o que precisa ser reparado. Depois das análises enviamos documentos para que os reparos aconteçam o quanto antes. O nosso objetivo é garantir a proteção civil de todos aqueles que vão participar da Lavagem”.
A vistoria vai acontecer na quinta e sexta-feira (10 e 11). “Fazemos nos dois dias pois o percurso é grande e precisamos analisar detalhadamente tudo aquilo que encontramos. É uma avaliação minuciosa e bastante criteriosa para que nada interfira na festa, no ponto de vista de proteção civil”, conclui Moraes.