Turismo

Iluminação cênica no centro histórico de Salvador destaca monumentos

O Governo da Bahia investiu R$ 2,5 milhões no projeto, que, na segunda fase, iluminará as igrejas da Ordem Terceira de São Francisco, do Boqueirão, São Miguel, Santo Antônio e Saúde
SECOM , Salvador | 22/12/2012 às 09:39
Governador Wagner, arcebispo Dom Murilo Krieger e Edmon Lucas
Foto: Manu Dias
As curvas simétricas e os adornos da arquitetura colonial de algumas construções históricas do Pelourinho, em Salvador, ganharam, na última sexta-feira (21), iluminação cênica. A iniciativa do Governo do Estado visa destacar a beleza e valorizar o patrimônio artístico e cultural de um dos principais pontos turísticos da Bahia. A inauguração contou com a presença do Governador Jaques Wagner e dos secretários da Cultura, Albino Rubim, e do Turismo, Domingos Leonelli. O projeto foi articulado pelo Escritório de Referência do Centro Antigo (Ercas/Secult).

Nesta primeira fase do projeto, que ficou sob responsabilidade do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura da Bahia (Ipac), foram instaladas 582 luminárias em cinco monumentos tombados, sendo a Catedral Basílica, as Igrejas de São Francisco, São Domingos, e São Pedro além da Faculdade de Medicina, todos no Terreiro de Jesus e na Praça do Cruzeiro de São Francisco.

Projeto

O Atelier Lumiere, responsável pelo projeto luminotécnico, adotou tecnologia que mescla leds de potência e outras luminárias com lâmpadas de multivapores metálicos. As leds representam mais da metade do sistema e possuem elevada expectativa de vida útil, estimadas em cerca de 50 mil horas de funcionamento. 

Os sistemas caracterizam-se por incidências rasantes de luz ascendente, o que enfatiza as texturas e ressalta a beleza dos ornatos e elementos característicos das arquiteturas.As duas igrejas maiores - Catedral e São Francisco - receberam luz na tonalidade branco dourado, enquanto as duas outras e a faculdade têm tons branco frio. As luminárias foram colocadas de forma a não interferir nem descaracterizar as fachadas dos prédios.

Equipamento valoriza patrimônio e atrai visitantes

“Essa ação valoriza nosso patrimônio e vai atrair mais visitantes, esperamos que não só turistas, mas que os baianos e soteropolitanos também se surpreendam com essa beleza e venham aproveitar o Centro Histórico”, destacou o diretor geral do Ipac, Frederico Mendonça. O secretário Leonelli destacou o valor da iniciativa para a atração de mais visitantes. “O turista que chegar ao Pelourinho vai ter uma impressão muito boa e com certeza levará essa impressão positiva adiante, o que acaba atraindo mais gente prá cá”.

O Governo da Bahia investiu R$ 2,5 milhões no projeto, que, na segunda fase, iluminará as igrejas da Ordem Terceira de São Francisco, do Boqueirão, São Miguel, Santo Antônio e Saúde, além do monumento da Cruz do Pascoal, o prédio do Arcebispado e o edifício da Coelba, na Praça da Sé. No Pelourinho receberão iluminação especial a igreja do Rosário dos Pretos, Casa do Benin, Fundação Casa de Jorge Amado, Museu da Cidade e Solar Ferrão.