Turismo

DICA PARA SEU FIM DE SEMANA: Conheça o Elevador Lacerda, o Bahia local

O elevador Lacerda liga a cidade baixa à cidade alta e tem 139 anos de existência, sendo o mais popular monumento da capital baiana
Tasso Franco , da redação em Salvador | 14/12/2012 às 10:44
Elevador Lacerda é o mais popular monumento de Salvador
Foto: BJÁ
   A dica turística do BJÁ para o final de semana é o Elevador Lacerda, monumento mais popular da cidade do Salvador. Toda pesquisa que se faz na cidade para saber qual o equipamento mais admirado na capital baiana, o Lacerda vence. Não é o monumento mais importante do ponto de vista da história, até porque só tem 139 anos de existência e a Cidade da Bahia completará, em 29 de março próximo, 463 anos de existência.

    Em compensação é o mais popular, o mais querido. Igual ao Bahia. Qualquer criança fala do Lacerda ainda que desconheça sua história. Mas, já tomou o elevador, sentiu o frio na barriga, e conta para os amigos. Trata-se de um passeio obrigatório entre as familias baianas, subir e descer o elevador Lacerda, imortalizado na música de Riachão como "o retrato fiel da Bahia".

   O elevador liga a cidade baixa à cidade alta, quase 70 metros de altura, numa viagem rápida e impressionante. Ultimamente tem sofrido com o descaso da administração municipal e algumas de suas cabines andam sempre quebradas. Na parte alta do elevador está a Praça Municipal onde se ergueu a mancha matriz inicial da cidade, em 1549, e onde estão o Palácio do Governo, a Câmara Municipal e a Prefeitura. 

  Na parte baixa fica a praça Cayru, homenagem ao Visconde de Cairu, onde está o Mercado Modelo e a basilica da padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia. E, o mais importante, a Baía de Todos os Santos. Andando um pouco vê-se a baía, o forte de São Marcelo e o Centro Náutico onde se pode fazer passeios de barcos para as ilhas e Morro de São Paulo.

   O projeto do elevador deve-se a um obstinado comerciante Antonio Francisco de Lacerda que dotou a cidade deste equipamento fantástico. Antes, o acesso a cidade alta se dava por ladeiras, a pé ou em carroças e carruagens puxadas a burros. Vindo a cidade do Salvador este é o primeiro ponto que você deve conhecer.