Turismo

Praia à noite? No Arpoador tem!

Banho de mar noturno é opção para fugir do calor
Nara Franco , da redação no Rio de Janeiro | 11/12/2012 às 19:49
Surfe noturno: opção para cariocas e turistas no Arpoador
Foto: Getty Images
A sensação térmica no Rio de Janeiro voltou a passar dos 40 graus. Quem pode corre para a praia, mas quem trabalha tem que se contentar com sorvete, ar-condicionado ou um chope gelado no fim do dia.

Só que no Arpoador, na ponta final da Praia de Ipanema, quase pegando Copacabana, a iluminação norturna garante uma praia para quem só pode ver o mar depois que o sol se põe. Lá no cantinho, surfistas e banhistas se refrescam à noite, quando a areia fica vazia e o calçadão cheio de malhadores, seja correndo ou andando.

O Arpoador foi palco de grandes momentos da cultura carioca. Ali nasceu, na década de 80, o Circo Voador. Nas pedras que fecham a praia de Ipanema é comum se ouvir palmas para o pôr do sol. O local tem esse nome, pois naquela parte da praia arpoavam baleias na proximidade da costa. 

A dica é: espere o sol baixar tomando uma cervejinha no Azul Marinho, bar que fica ali no calçadão, e sob a luz da lua se deixe levar pelo banho noturno do Arpoador. Para quem pratica surfe, o "point" é conhecido pelas ondas. 

Observação importante: as praias da zona sul do Rio contam com iluminação noturna. É comum nesses locais a prática de futivôlei e outros esportes, mesmo a noite. Muitas pessoas vão as praias depois das 19h, com cadeiras e cangas, apenas para fugir das altas temperaturas dessa época do ano. Portanto, não se espante se, às 22h, vir alguém passando de biquini ou sunga, voltando de um refrescante banho de mar.