Turismo

São uma bela aventura e passeio atravessar o canal de Corinto, Grécia

Há cruzeiros diários de 1h15 em embarcações que comportam até 250 passageiros
Terra , Grécia | 29/11/2012 às 17:55
É um passeio fascinante
Foto: GROSBY
Grécia: É emocionante atravessar o Canal de Corinto ligando os mares Egeu e Jônico, o canal começou a ser pensado pelo imperador Nero, no século 1, com o objetivo de reduzir os 400 km de distância entre os mares. A obra não foi para frente e apenas no século 17 ela saiu efetivamente do papel. Hoje, os barcos turísticos são os que mais atravessam o estreito. Há cruzeiros diários de 1h15 em embarcações que comportam até 250 passageiros. No passeio é possível observar o tamanho da obra de mais de 6 km.

Pátra é a cidade mais importante da atraiçoada península do Peloponeso - transformada em ilha pelo canal de Corinto desde 1893 -, mas não é, certamente, a mais interessante. Aliás, mesmo as históricas Corinto ou Argos, apesar das monumentais ruínas, pouco têm para prender o visitante. E Esparta, por escolha dos seus próprios arquitectos, nunca teve grandes monumentos ou fortalezas, já que “são os homens, e não as muralhas, que fazem uma cidade”.

É preciso procurar nos lugares pequenos, e nas paisagens afastadas dos caminhos principais, a admirável conjugação de história e beleza que o Peloponeso tem para oferecer. Podemos começar por Mystras, a apenas cinco quilómetros de Esparta que, juntamente com Monemvassia, mais a Sul, é uma espantosa cidade bizantina bem preservada e recuperada, onde as fortificações e as igrejas pintadas com frescos nos levam numa primeira viagem no tempo, a repetir um pouco por todo o lado.