Entre os dias 16 e 18 de outubro, Salvador recebeu representantes da administração de cidades alemãs, que sediaram jogos da Copa do Mundo da FIFA 2006, que vieram participar de um intercâmbio técnico, voltado para a preparação da Bahia na realização do Mundial de 2014.
O encontro teve como objetivo promover a troca de experiências entre os alemães e profissionais do Estado, no intuito de construir um panorama de ações relacionadas às áreas de turismo e marketing, que possam contribuir com o sucesso do megaevento na capital baiana.
A primeira atividade, realizada na terça-feira (16 de outubro), foi uma visita técnica aos pontos turísticos mais importantes da cidade, nos quais os estrangeiros puderam conhecer as belezas naturais e a cultura de Salvador, que prometem encantar turistas durante a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Dentre os locais visitados, destacam-se o Pelourinho, o Dique do Tororó, o Jardim de Alah (local em que será realizado o FIFA Fan Fest), a Igreja do Senhor do Bonfim e a Lagoa de Abaeté, conhecida por suas dunas brancas, lendas e contos folclóricos, que passa atualmente por um processo de revitalização, com a implantação de novos quiosques e sistema de segurança, realizado pelo Governo do Estado.
Mas foi durante todo o dia desta quarta-feira (17/10), que os técnicos puderam interagir com o público participante do Workshop "Turismo, Marketing e Copa do Mundo da FIFA 2014 em Salvador - Bahia - Troca de Experiência com a Alemanha", que foi realizado no Hotel Golden Tulip, localizado no Rio Vermelho. Com a presença da Secretária em Exercício da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa), Liliam Pitanga e do Gestor do Escritório Municipal da Copa (ECopa), Leonel Leal, cerca de 50 técnicos puderam conhecer técnicas de marketing e ações estratégicas que foram utilizadas na Copa de 2006, na Alemanha.
A primeira palestra foi realizada por Erwin Saile, Coordenador da Copa de 2006 na cidade de Kaiserlauntern, que deixou claro a importância de executar um trabalho de marketing interno, para atrair e movimentar os interesses da sociedade, além do trabalho em conjunto com os diversos setores sociais, que foram pontuados como as principais ações para a realização de uma Copa de sucesso. O principal objetivo foi causar um efeito multiplicador na população alemã, gerando legados que vão além do esporte.
Também foi abordada a relação direta entre a divulgação da cidade e os benefícios econômicos trazidos para a economia local. Henriette Wägerle, Coordenadora Geral da Copa de Munique, durante o Mundial de 2006, contou que o lucro imediato surgiu dos setores de gastronomia e hotelaria, que durante os dias de jogos, eram os serviços mais disputados na Alemanha. Ela destaca entretanto que em longo prazo, a cidade e o país colhem os frutos da divulgação feita, e que mesmo depois de seis anos da realização dos jogos, a Alemanha se mantém como um dos destinos turísticos mais procurados da Europa.
A visita dos alemães à Salvador é parte do Programa de Cooperação do Governo Alemão (Host City Program), através da GIZ - Agência para Cooperação Internacional do Governo Alemão e do BMZ - Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha.
O intercâmbio técnico ainda terá continuidade hoje (18/10), com a realização de reuniões internas entre os alemães e profissionais da Prefeitura e do Governo, para aprofundar os temas discutidos ontem. O propósito é que a integração entre os dois países seja fortalecida até 2014.