Turismo

ROTA DA LIBERDADE MOSTRA DIA A DIA DE COMUNIDADE KAUNGE EM CACHOEIRA

vide
| 15/08/2012 às 10:27
Projeto com apoio do Sebrae visita incrementar turismo em Cachoeira
Foto: Rejane Mira
Mostrar aos turistas que visitam a cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, os saberes e fazeres da comunidade quilombola Kaunge. Este é um dos objetivos do roteiro "Dia a Dia da Comunidade" na Rota da Liberdade, reestruturado pelo Projeto de Produção Associada ao Turismo Étnico, uma parceria do Sebrae, Instituto Votorantim e comunidade quilombola. O roteiro é uma oportunidade de atrair turistas durante uma das mais tradicionais manifestações culturais e religiosas da cidade de Cachoeira, a festa de Nossa Senhora da Boa Morte, que acontece até sexta-feira, 17 de agosto.


O roteiro "Dia a Dia da Comunidade" mostra como viviam os escravos e como vivem os descendentes do quilombo Kaunge. Duas vans saem de Cachoeira em dois horários diferentes: às 9h e às 14h e por R$ 35 o turista conhece a produção da farinha, do azeite de dendê, de xaropes, além de ter contato com as rezadeiras e griôs (pessoas antigas da comunidade que contam suas experiências). No roteiro é apresentada ainda a dança afro e o samba de roda com crianças e adolescentes da comunidade. Para participar dos próximos roteiros basta entrar em contato com a representante da comunidade, Andreza Viana, nos telefones (71) 9607-1452/ (71)9108-4768 ou no e-mail [email protected]


A quilombola Jucilene Viana, que atende visitantes no estande do Sebrae e do Instituto
Votorantim no centro de Cachoeira, conta que depois da parceria o grupo ficou mais unido e dividiu mais as tarefas, mesmo sendo um trabalho coletivo. "Todos se envolvem em tudo, mas cada um tem seu papel, e isso tem dado muito certo, graças à Deus. Além disso, depois dessa parceria a gente pôde divulgar mais os nossos roteiros, porque a questão das vendas era o nosso gargalo", explica a quilombola que tem grandes expectativas para o evento.


O administrador de hotel, Daniel Santana, diz que a comunidade precisava desse incentivo do Sebrae e Votorantim para trabalhar dentro dela. Ele participou do roteiro e conta que agora os quilombolas estão aptos a receber bem os turistas dentro da comunidade. "Nasci aqui, moro em Cachoeira e não sabia que estava daquele jeito. Fiquei muito encantado em ver o que eles prepararam pra gente. Muito organizado. Gostei muito!", diz Daniel, ressaltando que todos ganham com esse roteiro, hotéis, turistas e a comunidade.


Para o consultor da Votorantim, Roberaldo Galiza, esta ação conjunta com o Sebrae, dentro da festa da Boa Morte, que tem um potencial turístico enorme, é uma tentativa de trazer para os visitantes as comunidades quilombolas, com uma cultura própria, uma culinária própria, uma forma de viver, diferente do turismo oficial que já é feito hoje. "Essas comunidades precisam de apoio para geração de renda. São comunidades que querem se fixar no local em que vivem, têm orgulho do local, da vida e de sua ancestralidade quilombola, e precisam de geração de renda para permanecer no local trabalhando com visão de sustentabilidade", acrescenta Galiza.


Produção Associada


O Projeto de Produção Associada ao Turismo Étnico é um convênio firmado entre o Sebrae e o Instituto Votorantim para o desenvolvimento de ações que fortalecam o empreendedorismo, a cultura da cooperação, gestão de negócios, inovação/tecnologia, acesso à mercado e orientação para o crédito dos micro e pequenos negócios nos municípios de São Félix, Cachoeira e Maragogipe.


As ações, nos segmentos da apicultura, artesanato e turismo, são realizadas a partir da demanda de intervenções nos grupos coletivos apoiados pelo Instituto Votorantim nesta região. No segmento do turismo, o Sebrae já tem atuado com consultorias junto ao Núcleo de Turismo Étnico Rota da Liberdade (Nuterli), que se organizaram e desenvolveram a Rota da Liberdade.


De acordo com o coordenador da Regional do Sebrae no Recôncavo Baiano, Carlos Henrique Nunes de Oliveira, o foco é consolidar a rota da liberdade, e a partir daí garantir que a sociedade se desenvolva de forma independente auferindo renda também com a venda durante o roteiro da produção de artesanato, de doces e de filmes produzidos pelos moradores, contando a história da comunidade.


O grupo quilombola de Kaunge vai apresentar o Roteiro da Liberdade durante a Expomandioca, de 12 a 16 de setembro, na Área de Exposição em Santo Antônio de Jesus, onde será realizado também o Seminário Estadual de Turismo Rural.