vide
Danceteria de salsa Donde Fidel Leottau nos arcos da Cidade Murada
Foto: BJÁ
Despeço-me de Cartagena de Índias, Colombia, deixando algumas dicas para nossos leitores. Passar por acá sem curtir la mejor salsa dizem que é um pecado capital. Não tem Shakira nem Sangalo, nem samba nem rumba, o negócio é salsa e o lugar para bailar é em Donde Fidel Leottou, uma casa de música que fica no Portal Del Dulces no Centro Histórico, na Cidade Murada, onde rola esse som la noche toda. Som alto.
Donde Fidel é uma espécie de Clarindo Silva de Salvador. Todo mundo conhece e sua casa é repleta de fotos com artistas e produtores musicais, gente famosa em Colombia. Igual a Clarindo ele fica no bar e dancing durante toda a noite comandando os garçons e o discotecário. Tem mais de 3000 Cds de salsa e só toca esse tipo de música. Também só vende cerveja long-net en la tienda e bebe-se na boca da garrafa.
Na parte externa existe aproximadamente 250 lugares e o som não para. Na parte interna dança-se nos corredores e num salão apertado com cadeiras encostadas na parede. Num dos salões não há mesas e a muvuca é intensa. A cerveja geladissima custa algo em torno de 4 reais e paquera-se à vontade.
A casa de Donde Fidel é uma das atrações turisticas e point de encontro no centro histórico na cidade murada. Cartagena fica no litoral Atlântico, também conhecido como Mar do Caribe. A cidade foi fundada em 1533 pelos espanhóis, que a fortificaram e foi sede do Tribunal da Inquisição, hoje, tombada como Patrimônio da Humanidade.
A Cidade Velha (ou Ciudad Amurallada, como se usa em Cartagena) é totalmente cercada por uma larga muralha cheia de baluartes, que lhe serviu de proteção por séculos. Está dividida em quatro bairros, todos muito pequenos: Centro (o mais legal!), San Diego, La Matuna e Getsemani. As construções mais bonitas, o casario colonial e suas sacadas, as melhores lojas, hotéis, bares e restaurantes concentram-se no Centro.
ROUPAS LEVES
A praia em Cartagena é um horror. Areia vulcânica. Parece um barro. O banho de mar é legal, mas, a praia não dá.
Acá é como se estivesse em Salvador. Roupas leves. Chapéu, siempre. Aqui vende em toda esquina pois a umidade é grande e soa-se muito.
Um passeio de carruagem na cidade amuralada custa entre 20 a 30 dólares e vale a pena fazer. Demora 20 minutos aproximadamente.
Visitar uma das ilhas do arquipélago de Rosário é legal. Tem 27 a sua escolha. Custa 50 dólares e passa-se um dia. Almoço incluso. A viagem de lancha rápida é segura, com colete salva-vidas e guia.
No centro histórico outra boa pedida é alugar uma bicicleta e sair rodando todo local. Tem muitas tendas de aluguel. 5 dólares 1 hora.
A praça mais animada à noite é de São Domingos.
De preferência usar havaianas e sandálias baixas. Tênis esquenta muito os pés.
A cerveja custa 3/5 dólares nos bares e restaurantes. Nos mercadinhos 1.5 dólar já gelada.
Comprar doces é um dos programas legais. Tem dezenas de tiendes que vendem todo tipo cocadas.
Tem muitas vendedoras de frutas e vale comprar potinhos de frutas e tomar sucos de melancia.
Apreciar o por do sol no bar da Muralha
Melhores restaurantes La Vitrola e San Pedro. Uma das melhiores carnes: Patagônia Sur.
Vale tomar sorvete sempre devido ao calor. Tem de todas as frutas. Custa uma bolota 3 reais.
Andar sempre com com uma garrafa de água. Tem muitos vendedores no local.
Não precisa levar passaporte. Ninguém pede carteira de identidade.
Tem muitas casas de câmbio no local 1 dólar vale 1.700 pesos.