Turismo

BAHIA OFERECE DESTINOS DIFERENCIADOS PARA ATRAIR TURISTAS ESTRANGEIROS

vide
| 18/05/2012 às 08:20
O Salão Baiano de Turismo acontece no Centro de Convenções de Salvador
Foto: Mateus Pereira

Passeios de caiaques, trilhas em reservas de Mata Atlântica, visitas a grutas, a pesca de mariscos em manguezais e o preparo da mariscada com moradores da Ilha de Itaparica, visitas a fazendas de cacau e passeios de vapor pelo Rio São Francisco. Estes são alguns dos destinos diferenciados que as empresas de turismo da Bahia estão oferecendo para atrair o turista estrangeiro que já não procuram somente o destino praia.

O primeiro dia da Rodada de Negócios, realizada nesta quinta-feira, 17, no I Salão Baiano de Turismo, no Centro de Convenções, em Salvador, reuniu 143 empresas ofertantes da Bahia e 43 operadoras internacionais da Europa, Estados Unidos e países da América Latina. Nesta sexta-feira, 18, a Rodada de Negócios, organizada pelo Sebrae, prossegue com 43 empresas compradoras nacionais.

Tiago Valois, diretor da empresa Daventura, de Salvador, saiu satisfeito com os contatos feitos no primeiro dia da Rodada. "Oferecemos pacotes diferenciados como a pesca de marisco e o preparo de mariscadas com marisqueiras da Ilha de Itaparica. Percebemos que o turista moderno, como o estrangeiro, têm a necessidade da interação com a comunidade. Eles buscam o contato com a natureza e querem coisas inusitadas. Estão cansados do turismo sol e praia. Também oferecemos o turismo de aventura com trilhas em reservas de mata atlântica, passesios de caiaques e corridas em trilhas na natureza", destaca Tiago.

Michael Lehmann, diretor da Tropical Tour, da cidade alemã de Hamburgo, contou que os alemães querem ver mais a Bahia do interior, como da Chapada Diamantina. "Praia tem em muitos lugares, até com hotéis 10 estrelas. Na Bahia queremos ver em primeiro lugar a natureza do interior e a praia em segundo lugar. O mais interessante é o interior, a chapada diamantina, o rio são francisco. Conheço muitos estados do Brasil e nenhum tem a diversidade que a Bahia tem. Ainda vou conhecer aqui na Rodada os destinos das fazendas de cacau e de café. Isso sim é uma coisa especial que não se acha em muitos lugares do mundo", observou Michael.


O empresário João Neto, da Encantur, de Ilhéus, ressaltou a importância do turismo cultural. "A visita às fazendas de cacau na minha região conta uma história, como se planta, como se colhe e como seca o cacau e depois a produção do chocolate. As pessoas estão procurando mais a cultura do lugar", explicou José Neto destacando ainda o apoio dos técnicos do Sebrae aos empresários do turismo na região de Ilhéus. "O Sebrae nos ajuda muito na informação, mostrando qual o nicho do mercado, o que o cliente final está precisando e nos ascende a chama para correr atrás e mostrando que as pessoas tem que se unir para divulgar o destino da região", destaca José Neto.

O empresário Antonio Berti que possui quatro pousadas em Morro de São Paulo afirmou que a Rodada foi a oportunidade de ampliar a sua clientela. "Este ano trouxemos a nossa nova pousada diferenciada que tem atraído os turistas estrangeiros. É a Villa dos graffittes, com uma estrutura mais moderna e mais ecológica, madeira certificada e de reaproveitamento, encanamento com torneiras com economizador, lâmpadas econômicas, água reaproveitada, além dos quartos decorados com grafites", contou o empresário.

Rosana Decat França, diretora de Relações Institucionais da Bahiatursa, informou que a Bahia é o primeiro destino do nordeste e esse turismo diversificado que o Estado oferece está ajudando a aumentar o número de turistas que visitam a Bahia. "Temos por exemplo a Chapada Diamantina que tem dois vôos semanais saindo de Salvador e a tendência também é aumentar o número de vôos internacionais chegando na capital baiana", adiantou Rosana França.

José Élio Souza, coordenador da Unidade de Economia Criativa do Sebrae Bahia explicou que a instituição, em parceria com a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa), vai oferecer às empresas de turismo cursos de inglês e espanhol para ajudar a ampliar cada vez mais a visita de turistas estrangeiros na Bahia, em especial com a proximidade da Copa do Mundo. "A dica que dou ao empreendedor do setor de turismo é que ele procure o Sebrae e se prepare para ser um diferencial no mercado", disse José Élio.

Silas Queiroz, proprietário do Girassol Praia Hotel, na praia de Guaibim, em Valença, sul da Bahia, participa pela primeira vez de uma Rodada de Negócios. "A Rodada nos proporciona isso de poder mostrar nosso produto ao lado de empresas de maior porte. Estamos aqui representando a nossa cidade ao lado de nossos concorrentes que na verdade nos motiva a crescer juntos", ressalta Silas

--