Discutir a importância estratégica da produção associada como ferramenta de acesso a mercados, o que contribui para o aumento da competitividade dos destinos turísticos e promoção da inclusão de pequenos negócios na economia local. Este é um dos objetivos do II Seminário de Produção Associada ao Turismo - Promoção Comercial, que será realizado na próxima terça-feira, 17, e quarta-feira, 18, na cidade de Ituberá, Costa do Dendê, no Baixo Sul da Bahia. Na região estão localizadas as mais belas praias do Brasil como Boipeba, Maraú e Morro de São Paulo.
O seminário vai mostrar que, além das praias, outras riquezas da região devem atrair o turista. Entre elas estão a gastronomia dos quilombolas, remanescentes de escravos fugidos que vivem no local, o artesanato feito com a folha da piaçava e as danças folclóricas, como a modinha e dança de roda.
Nesta quinta-feira, 12, o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto, visitou a região para conhecer as ações do Sebrae Bahia em parceria com a Fundação Odebrecht. O primeiro ponto da visita foi a Comunidade de Jatimane, município de Nilo Peçanha, onde vivem remanescentes de quilombolas. Luiz Barreto conversou com um grupo de mulheres da Associação Quilombola do Jatimane, que tem cerca de 100 associados. Elas trabalham na produção de cestas artesanais e biojoias, com danças folclóricas e em um restaurante local com comidas típicas dos quilombos, como a tainha defumada com farofa e purê de banana da terra.
Para Luiz Barreto, tudo que agregue valor ao turismo é fundamental para manter a população na região. "O artesanato, todas as atividades de gastronomia, a valorização da cultura local são fundamentais para agregar valor ao turismo. O desenvolvimento aqui tem que reforçar as comunidades, gerando emprego e renda, e os projetos devem estar integrados de forma a fazer a inclusão produtiva de quem vive aqui", ressalta.
O presidente do Sebrae destacou ainda a parceria com a Fundação Odebrecht nesse trabalho. "A Fundação Odebrecht é muito importante porque tem uma experiência de muitos anos. Se a gente tivesse mais fundações em outros eixos certamente o Brasil seria diferente", disse.
Mauricio Medeiros, diretor-presidente da Fundação Odebrecht, afirmou que ninguém melhor do que o Sebrae, na lógica do empreendedorismo, para ajudar a transformar os moradores da região em pequenos empresários rurais. "Com esta parceria, o Sebrae nos ajuda a fazer com que os jovens não tenham que migrar para os grandes centros na busca de oportunidade", enfatiza Medeiros.
Também participaram da visita Kelly Sanches, gerente de Atendimento Coletivo-Indústria do Sebrae, André Spínola, gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Carlos Henrique Nunes, coordenador do Sebrae na Regional Santo Antônio de Jesus, e Alexandrino Alencar, diretor da Odebrecht.