Turismo

SALVADOR PERDE CONDIÇÃO DE HOMEPORT POR FALTA DE DEFENSAS E CABEÇOS

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| 16/12/2011 às 18:28
Senadora Lidice da Mata (PSB) está confiante de reverter a situação
Foto: Faecebook
A Senadora Lídice da Mata participou nesta sexta-feira, 16,  a convite da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) de reunião realizada na Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), que teve como principal objetivo assegurar as condições de atracamento no Porto de Salvador para a nova geração de transatlânticos que está chegando ao País em 2012, como o MSC Fantasia, de 330 mil toneladas e capacidade para 4,5 mil passageiros.
 
"Temos todo o interesse em manter e ampliar o turismo através do Porto de Salvador, mas também queremos atrair investimentos", declarou a senadora, que é membro titular da Comissão de Desenvolvimento Regional e Tursimo.Para ela  é necessário transformar a capital baiana em porto de partida e de destino e não meramente em escala para os cruzeiristas vindos do Sudeste e de fora do país.
 
"Por causa da falta de infraestrutura e os altos custos de manutenção, abrimos mão de ter Salvador como homeport, mas com os novos investimentos no porto esta posição pode ser revista", declarou a coordenadora de infraestrutura da Abremar, Márcia Leite, presente ao encontro em companhia do presidente da entidade, Ricardo Amaral.
 
As principal reivindicação da Abremar  são a instalação de novas defensas e cabeços de amarração para dar segurança às novas embarcações, problema que, segundo os diretores da Codeba, Antônio Carlos Tramm e Renato Neves, serão brevemente sanados, uma vez que novas e modernas defensas foram adquiridas e devem ser instaladas ao final da alta temporada.
 
Entre novembro de 2011 a março de 2012 são esperados 260 mil passageiros no Porto de Salvador e outros 117 mil em Ilhéus, num total de 377 mil turistas provenientes de transatlânticos nos dois principais portões de entrada marítimos do Estado.
 
"Poucas cidades do mundo têm o provilégio de ter um porto situado a um raio de um quilômetro de seu maior cartão postal", declarou o presidente da Codeba, José Muniz Rebouças, lembrando que a Bahia foi uma das poucas unidades da federação a consultar a Abremar sobre o projeto de modernização do terminal de passageiros de sua capital, que já tem assegurados R$ 35 milhões pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que prevê ainda investimentos da ordem de R$ 100 milhões para a ampliação do quebra-mar.