vide
Carroça conduz familia e expressa detalhes da cultura da cana-de-açúcar
Foto: BJÁ
O desfile da Oktoberfest em Blumenau é a maior celebração coletiva que já assisti a uma bebida alcoólica, o chope, adicionando-se a essa espécie de histeria geral, uma mistura de folclore, representações da vida da comunidade do Vale do Itajaí, de componentes da imigração alemã.
De tudo se vê um pouco: de banda de coroas tocando gaitas, inúmeras bandas de metais e acordeons, grupos com carroças mostrando o que se cultiva nos campos, grupos de danças, bandeiras, misses, carros alegóricos e veiculos estilizados ou centopéis de bicicletas com pessoas sempre revenrenciando o chope.
Tanto que a música mais cantada e tocada durante o cortejo e também nas ruas e na Vila Germânia, área onde a festa continua até a madrugada, tem o refrão "Chope, chope, chope..." seguido de gritos e hip-urras.
É impressionante essa "orgia" em torno do chope, tudo na maior paz, com muitos bebuns no final da noite, e uma movimentação enorme de visitantes de várias partes do Brasil e do exterior.
A rigor, ninguém sabe ao certo o que é alemão e brasileiro na festa. Na Vila Germânica com uma infra-estrutura para shows e atendimento ao público de primeira grandeza, com lojas de souvernirs, restaurantes, quiosques de alimentação, existem 4 cenários cobertos com palcos para shows onde, simultaneamente se apresentam bandas. A música é, essencialmente, estrangeira e na maioria dos palcos tocam grupos ou da Alemanha e/ou de Santa Catarina, sempre cantando em alemão.
O DESFILE
O desfile no centro de Blumenau, na avenida comercial da cidade, a XV de Novembro, dura em torno de duas horas a partir das 19h30min, pontualmente. Desfilaram na noite de quinta-feira, 6, data da abertura 99 grupos e entidades abrindo-se com o carro alegórico Oktoberfest e uma equipe chamada vira-lata que sauda a 28 Okt e cumprimenta o público que se comprime em cercados ao longo da avenida.
Os destaques são as bandas: a nacional de música germânica, a champagne, a canarinho, a Trachtenkapelled, mensagem, Fritz Muller, entre outras. Isso revela, por uma andada no centro de Blumenau, em sua zona comercial, a quantidade enorme de casas de música na cidade e que vendem instrumentos de metais e acordeons. É uma tradição no Vale do Itajaí o ensino da música.
Também são bem representativos do desfile os carros puxados por bois e cavalos com as representações típicas do mundo rural, as ferramentas, os alimentos cultivados da terra e assim por diante. Alguns carros conduzem animais em cima das plataformas mostrando como é o dia-a-dia no campo, ordenha do leite e assim por diante.
A Oktoberfest movimenta a vida de Blumenau durante todo mês de outubro. Trata-se, portanto, e também, de uma festa que está inserida no calendário turistico de Santa Catarina como uma das mais importantes do estado e os investimentos em marketing das empresas e do Bradesco são enormes. (TF)