O Farol da Barra foi o ponto de partida para o city tour das turmas de 2011 do curso de qualificação da Escola Virtual dos Meios de Hospedagem (EVMH), que, em parceria com a Prefeitura de Salvador, através do Escritório Municipal da Copa (ECOPA), oferece aulas gratuitas para profissionais de turismo que atuam em Salvador, Camaçari e Mata de São João.
Até quinta-feira, mais de 300 funcionários de hoteis e pousadas baianas, entre mensageiros, camareiras e recepcionistas, visitam os principais pontos turísticos de Salvador. Da Barra ao Bonfim, passando pelo Corredor da Vitória, Comércio, Calçada e Ribeira, eles conhecem um pouco da história e da cultura local a bordo do Salvador Bus, um dos apoiadores da iniciativa.
Para Adenildes Conceição, de 61 anos, que trabalha como supervisora/governanta no Hotel Atlântico, no bairro do Costa Azul, a experiência é inédita. Em nenhum outro curso, Adenildes pôde conhecer tão de perto a cidade que atrai os turistas atendidos por ela. "Essa prática é muito importante. Às vezes, o turista pede uma informação e a gente não sabe. Agora, com certeza, vai ser diferente!", comemora.
A novidade também agradou Patrício Emílio dos Santos, de 32 anos, auxiliar de serviços gerais do Hotel Portobello, em Ondina. "Achei legal, nunca tinha feito um tour assim. É bom saber alguma coisa da cidade, mostrar segurança diante do hóspede", afirmou.
À frente do projeto, a coordenadora local da EVMH, Cínara Costa, já se mostra feliz com os resultados do primeiro dia de city tour. "Pela manhã, trouxemos trabalhadores de um resort de Imbassaí, muitos de nacionalidade espanhola. Eles adoraram, alguns nem conheciam Salvador e, agora, farão muita propaganda da cidade para os turistas. Nosso objetivo é justamente fazer com que o profissional se sinta um visitante por um dia e depois compartilhe sua experiência com os hóspedes que recebe, levando informação de qualidade.", concluiu.
Oferecendo apoio institucional, o ECOPA e a Prefeitura Municipal apoiam o projeto que visa qualificar a mão-de-obra do setor hoteleiro não somente para o Mundial de futebol, em 2014, mas também como um legado que vai ficar pra cidade. "A educação é a chave para tudo, inclusive para receber bem o turista. Essa oportunidade de qualificação surgiu com a Copa, mas vai melhorar a vida desses trabalhadores para sempre. O conhecimento, uma vez adquirido, ninguém mais tira", afirmou Leonel Leal, gestor do ECOPA.
O Projeto
A Escola Virtual dos Meios de Hospedagem faz parte do Programa "Bem Receber Copa", do Ministério do Turismo, e é um projeto da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - Bahia (ABIH-BA), que tem como objetivo promover a qualificação gratuita de profissionais que estão trabalhando no segmento hoteleiro, com cursos presenciais e à distância. Em 2010, 4367 profissionais brasileiros foram qualificados através do projeto, número acima da expectativa. Em Salvador, 157 pessoas já se formaram.
As aulas abrangem temas que vão de conhecimentos gerais a português e têm sido elogiadas pelos alunos. A camareira Creuza Maria de Jesus, de 42 anos, diz que está aprendendo até como tratar os hóspedes da forma correta "Há tempos eu não ouvia falar em pronome. Aprendi no curso os pronomes de tratamento. Agora sei que tenho que chamar o turista de senhor e de senhora", afirmou. Já o mensageiro João Carlos Mesquita, de 40 anos, gosta mais das técnicas, se considera mais preparado "Eu estou achando muito bom. Na minha área, por exemplo, estou aprendendo técnicas de atendimento, com certeza vou me tornar um mensageiro melhor", afirma.
O Programa "Bem Receber Copa", do MTur, pretende qualificar, até o final de 2012, 306 mil profissionais do setor turístico no Brasil, entre eles 19 mil só do segmento hoteleiro, com o objetivo de atingir padrões internacionais de qualidade nos serviços turísticos, focando em pessoas, empresas e destinos.