Na tarde de ontem foram iniciadas as aulas práticas do Curso de Culinária em peixes e frutos do mar oferecido pela Fundação do Mar e da Mata (Maramata). Na sexta-feira (1º), os alunos de uma das turmas do curso participaram de uma aula teórica apresentada pelo presidente da Maramata, Antônio Olímpio Rhem da Silva, que ministra o curso.
Segundo Antônio Olímpio, o curso tem uma grande importância na consolidação do turismo ilheense como um polo de gastronomia. Segundo ele, ainda faltam investimentos significativos e ações repetitivas nessa área, no sentido de atrair pessoas de cidades circunvizinhas e de outras regiões para Ilhéus. "O turista vem a Ilhéus para conhecer as praias, o casario e a história, mas o passeio não será completo se não ofereceremos uma boa gastronomia", completa.
No curso, Antônio Olímpio vai apresentar aos alunos pratos da culinária baiana e internacional, com a finalidade de agradar aos mais diversos e exigentes paladares. O curso é oferecido em diversas turmas - iniciantes, bares e restaurantes, cabanas de praia, hotéis, dentre outros - com o objetivo de desenvolver a confecção de pratos de entrada e principal com perfeita harmonia de gostos e sabores.
Outro ponto ressaltado é o conhecimento dos peixes e frutos do mar, como destingir o estado de sanidade nos pontos de venda e a que tipos de pratos se prestam. "Infelizmente, poucos restaurantes trabalham com o peixe certo, além de não conhecer como tratá-los, no sentido de retirar cheiros indesejáveis, ou utilizar temperos inapropriados", relata Antônio Olímpio.
Na opinião do presidente da Maramata, o curso tem a finalidade não só de formar profissionais aptos a atender uma clientela de várias partes do mundo, mas fortalecer a economia de Ilhéus, através de empreendimentos de diversos tamanhos. "Bares e restaurantes ficam conhecidos e conceituados pela comida e o serviços que prestam e é exatamente isso que pretendemos repassar durante esse curso", explica Antônio Olímpio.