vide
Desfile de moda no trem para vender peças de alpaca, pura lã
Foto: BJÁ
O trem que faz a rota Cusco-Águas Calientes (3h30min) percorrendo o vale de Urubamba, às margens do Rio Vilacanota, é confortável, limpíssimo, seguro, e com serviços de bordo de boa qualidade. Falo do trem, digamos assim, para os turistas que podem pagar um assento reservado (tipo avião), com todo conforto. Há, ainda, o trem normal de passageiros avulsos, mais barato.
A viagem é fascinante porque corta um vale cercado pela Cordilheira dos Andes e, a depender da época do ano, algns picos estão cobertos de neve, o que fica ainda mais glamurosa. Agora é verão, época de chuvas, e as águas que descem das nascentes da cordilheira para o rio chegam com muita força. O Vilacanota é repleto de pedras em seu leito e não dá pra navegar. Salvo alguns trechos onde se faz canoagem.
O trem segue na bse de 30/40km hora, no máximo, o que permite que o passageiro possa tomar um uisquinho, uma cervejota, e comer os petistos oferecidos pelas "ferromoças".
Como é raro fazermos viagens de trem na Bahia, isso já foi possível entre o Recôncavo e Salvador; e entre Juazeiro/Salvador, e eu próprio já viajei de Serrinha a Salvador de trem, no Pirulito ou Noturno, depois de tantos anos mato a saudade.
Há lembranças de toda ordem, desde o homem que toca o sino avisando que o trem vai partir, as vendedoras ambulantes credenciados pela PeruRail, os maquinistas de quepe, as atendentes de farda, e até desfile de moda no interior dos vagões para que os turistas comprem produtos em alpaca.
Cusco é uma maravilha da natureza, o umbigo do mundo como dizem os peruanos. A antiga capital do Império Inca, Patrimônio da Humanidade, é uma cidade repleta de história. Águas Calientes uma surpresa. Uma vila à beira do Machu Picchu com dezenas de hotéis e pousadas, onde só é possível locomover-se a pé. No local não entram carros.
Nesse trecho que se faz de trem entre as duas localidades volta-se ao passado com um pé na contemporaneidade. A PeruRail tem a cara de coisa velha, mas é moderna, com vagões amplos e confortáveis, trens que trafegam em bitola larga. Olha! É uma curtição. Quem ainda não foi aproveite essas dicas e vá.