A SALTUR, Abrasel, Santa Casa de Misericórdia da Bahia, ONG Viva e Deixe Viver, Setur e Sebrae apresentam hoje (31), às 20 h, no Restaurante Jardim das Delícias (Rua João de Deus, 12- Pelourinho), o Mapeamento Gastronômico do Pelourinho.
Os representantes do trade turístico que estarão no evento serão agraciados com pratos ilustrados por crianças do Pelourinho, ação que integrou o Projeto Rota do Chef. Uma parte da renda revertida foi para a Associação Viva e Deixe Viver, que treina e capacita voluntários para se tornarem contadores de histórias em hospitais para crianças e adolescentes internados em algumas cidades do país.
"A partir deste mapeamento serão traçadas metas estratégicas para o setor, como, por exemplo, qualificação no atendimento ao turista. No segundo semestre do ano passado, realizamos um curso de qualificação para os 40 barraqueiros que atuam no Terreiro de Jesus. Além disso, acabou a primeira fase d qualificação de 100 ambulantes na Praça Cayru e 263 permissionários do Mercado Modelo", afirma Cláudio Tinoco, presidente da SALTUR .
Foram analisados os seguintes equipamentos: restaurantes, sorveterias, confeitarias, lanchonetes, baianas de acarajé,
cachaçarias, cafés e todo tipo de estabelecimento que de maneira direta ou indireta atendem aos turistas e a
comunidade local oferecendo qualquer tipo de serviço de alimentos e bebidas.
Para facilitar a tabulação dos dados e as informações levantadas, foram criados cinco grandes grupos de
equipamentos: Restaurantes, Lanchonetes, Pontos de Acarajé, Sorveteiras e Albergues & Pousadas (equipamentos de
hospedagem de pequeno porte).
ROTA DO CHEF
Entre os dias 10 de dezembro a 10 de janeiro, as entidades que participam do Mapeamento Gastronômico realizaram a Rota do Chef, que arrecadou fundos para a Associação Viva e Deixe Viver.
Durante esses 30 dias de evento, os clientes que frequentavam os restaurantes e bares credenciados e pediam a refeição sugerida do chef eram informados que estavam contribuindo com o projeto, como slogan "abrindo seu apetite e seu coração", e presenteados com prato temático ilustrados pelas crianças da Associação Viva e Deixe Viver. As receitas foram mudadas periodicamente no intuito dos clientes sempre estarem retornando aos restaurantes, visando à responsabilidade social, fortalecer o turismo gastronômico e inserir o pelourinho em ações sócio-culturais. Toda renda foi revertida para a sustentação e projetos da associação.