A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) de Lauro de Freits realizou no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, o Seminário "Celebrando a Consciência no Turismo".
A principal meta é conscientizar a sociedade para a importância da atividade turística e de seus valores sociais, culturais, ambientais, políticos e econômicos, celebrando o Dia Mundial do Turismo e o Dia do Bacharel em Turismo, comemorados no dia 27 de setembro.
O diretor do Departamento Turístico da SMCT, Victor Lemos dos Santos Filho, aponta que Lauro de Freitas é reconhecido na área turística apenas no segmento sol e praia. A proposta é ampliar esse leque incluindo outros segmentos fortes no município.
Durante o seminário serão discutidas a criação de um conselho e de um fundo de turismo, e a realização de um inventário do setor. As duas universidades com sede na cidade, Unime e Unibahia, já estão em entendimento com a secretaria para realizar estes inventários, comentou Santos Filho.
A intenção é catalogar os destinos para a realização de trilhas, esportes radicais, além dos locais religiosos. "Temos uma igreja de 400 anos e que poucas pessoas conhecem", comentou, referindo-se à Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga, momento arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Ele ainda apontou o fato de haver três terreiros de candomblé tombados entre os mais de 300 atuantes no município. "Queremos que a cidade, pelo turismo, não seja apenas passagem, mas portal de entrada da Costa dos Coqueiros", disse o diretor.