O mês de julho é a época de férias de alguns países e também das regiões sul e sudeste. E, apesar de o mundo estar vivendo um momento de crise econômica, brasileiros e estrangeiros continuam procurando Itacaré como destino turístico. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, a cidade está recebendo um considerável volume de visitantes. "Apesar de ser um período curto, esta época ajuda a movimentar bastante a cidade, que enfrenta uma grande queda de procura após o verão", declarou a secretária Diana Quadros.
A maioria dos visitantes de Itacaré vem, principalmente, de São Paulo e outros estados da região sudeste. De acordo com a assessora administrativa da Secretaria de Turismo, Michele Franco, há ainda alguns do Maranhão e Pará. Já grande parte dos estrangeiros atraídos pelas belezas naturais da cidade são oriundos da Argentina, Espanha, Alemanha, Israel, Inglaterra e Estados Unidos.
O aumento do número de turistas da cidade ajuda a incrementar, consideravelmente, o setor hoteleiro. De acordo com a responsável pelo setor comercial de um grande hotel da cidade, Priscila Damasceno, durante todo o mês de junho, a ocupação este próxima dos 100%. "Apesar da maior procura, o movimento está inferior ao ano passado. Talvez devido à redução de vôos e também aos casos de gripe suína", avaliou.
ANO PASSADO
Já a recepcionista de uma pousada de Itacaré, Jamile Sampaio, disse que o movimento está equivalente ao ano passado, registrando uma média de 80% de ocupação. Segundo ela, grande parte dos hóspedes é brasileira. A proprietária de um albergue, Soeli Castilho, também afirma que o movimento está parecido com a mesma época de 2008. Ela ainda informa que o perfil das pessoas que procuram seu estabelecimento é de estudantes com média de 25 anos e estrangeiros.
Para orientar os visitantes que escolhem Itacaré para desfrutar suas férias, a Secretaria Municipal de Turismo disponibiliza o serviço de informação em espanhol, inglês e francês, folheteria e mapas do município. Os atendimentos são diários, das 8 às 20 horas, na Rua João de Souza, Centro da cidade.