Turismo

FENAGRI DE JUAZEIRO 2009 VAI DESTACAR INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

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| 20/04/2009 às 13:11
  A sustentabilidade da hortifruticultura será o principal tema da XXª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), que será realizada de 15 a 18 de julho, em Juazeiro, a 500 km de Salvador. A edição de 2009 da feira foi lançada durante solenidade no Centro de Cultura João Gilberto.


O secretário do Turismo, Domingos Leonelli, representou o governador Jaques Wagner no evento que reuniu agricultores, integrantes de prefeituras baianas e pernambucanas que fazem parte do Vale do São Francisco, além de órgãos dos governos federal e estadual.


No lançamento da Fenagri 2009, os participantes destacaram o processo de reestruturação da feira. Este ano, segundo a organização do evento, serão priorizadas questões como inovação tecnológica, comercialização dos produtos da agricultura irrigada, difusão de tecnologia e aproveitamento dos recursos naturais como as águas do Rio São Francisco, o solo fértil da região e o sol, que é considerado um aliado da cultura de irrigação.


O titular da pasta da agricultura em Juazeiro, Jairton Borba, contou que a perspectiva é que o evento movimente R$ 100 milhões e reúna 60 mil participantes. Cerca de 200 expositores já confirmaram presença. “A Fenagri atrai visitantes de outros países e continentes, como Estados Unidos, Japão, América Latina, França e também do Brasil, principalmente de São Paulo, que envia empresários da área de exportações de frutas, assim como fabricantes de equipamentos agropecuários”.


Domingos Leonelli defendeu a idéia proposta pelo vice-prefeito de Petrolina de estimular o consumo de frutas no mercado interno e a criação de uma marca que vincule os produtos da agricultura de irrigação ao Rio São Francisco. Ele também lembrou que graças à plantação de uvas e produção de vinho a região entrou para o mapa nacional do enoturismo.


De acordo com informações da Secretaria da Agricultura de Juazeiro, o mercado da fruticultura, que foi afetado pela crise econômica mundial, movimentou R$ 450 milhões em exportações e R$ 860 milhões no mercado interno. Diante disso, os representantes do setor pretendem estimular o consumo de frutas no mercado interno com a realização de campanhas publicitárias e ampliação do leque consumidor.


Depois, em reunião com representantes da Associação de Prefeitos do Norte da Bahia, Leonelli assegurou que o governo estadual fará uma nova análise para atualização do inventário turístico da região.