Turismo

SETUR E SESAB SE UNEM PARA MELHORAR CONDIÇÕES DE VIDA NA CHAPADA

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| 01/12/2008 às 21:27
Encontro com prefeitos da Chapa e os secretários Solla, da Saúde, e Leonelli, do Turismo
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  Os prefeitos e vice-prefeitos eleitos de 13 municípios da Chapada Diamantina debateram Turismo e Saúde com os secretários do Estado da Bahia, Domingos Leonelli (Turismo) e Jorge Solla (Saúde). No evento, que também contou com a participação de técnicos e gestores dos municípios, foram apresentados os programas federais e estaduais de saúde.

O diretor da Atenção Básica da Secretaria da Saúde, Hêider Pinto, apresentou aos novos gestores a legislação sobre os consórcios públicos, e também explicou sua implantação passo a passo.


O presidente da União dos Prefeitos dos municípios da Chapada, Ivan Soares, falou sobre a dificuldade das administrações municipais em garantirem a fixação de médicos.  A formação de consórcios intermunicipais para tratar dos temas de saúde e turismo foi ponto de convergência no debate.

O secretário de Turismo, Domingos Leonel, destacou que a situação da Saúde nos municípios é importante também para o Turismo. Afinal situações como epidemia de dengue e falta de infra-estrutura afastam turistas nacionais e estrangeiros.


APOSTA EM
QUALIDADE

Leonelli ressaltou que os consórcios intermunicipais são importante instrumento para fortalecimento das administrações e que podem contemplar também o Turismo. O secretário destaca que em 2007 começou o terceiro salto do Turismo na Bahia, com a aposta em qualidade, inovação e integração econômica.
 
"A convergência desses três eixos constitui a base que fundamenta o turismo sustentável", destacou o secretário.

O secretário destacou também que "a Chapada é a única região do interior em que o turismo se desenvolveu efetivamente". Para ele, num cenário de possível crise econômica, em que a tendência é de fortalecimento do turismo interno, a Chapada é a grande alternativa de Turismo, para os baianos do litoral e do interior do estado.


Leonelli ressaltou o investimento em qualificação profissional, com aplicação de R$ 12 milhões em 2008 e 2009, e destacou o investimento em novos produtos e ações como o turismo étnico, e o enoturismo, a Praia 24h e o Espicha Verão, que visam à permanência do turista além do Carnaval.  As ações levam sempre em conta a vinculação do produto turístico à economia real.