Turismo

FIB REFORMULA CURSO DE TURISMO COM FOCO PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

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| 16/10/2008 às 17:01
   O FIB - Centro Universitário da Bahia, vinculada a Universidade Estácio de Sá, reuniu o trade turístico, associações de classe e autoridades para anunciar a reformulação de seu curso de Turismo, que será em três anos e com novas disciplinas com o foco voltado para a formação profissional, de acordo com as exigências do mercado.
 
  O secretário de Turismo Domingos Leonelli participou do encontro e comentou: "Quero parabenizar a FIB, pois essa iniciativa de adaptar o curso à realidade do mercado é extraordinária. Essa nova grade de matérias atende às expectativas de quem trabalha com turismo. Só gostaria de sugerir a introdução da disciplina produção associada ao turismo, já que a cadeia produtiva é a que gera mais empregos no setor do turismo. Também poderia constar a disciplina Identidade Cultural para passar informações sobre a história e cultura da Bahia".

  Para Mariana Lacerda, coordenadora do curso de Turismo da FIB, a universidade tem que estar sempre em sintonia com as aspirações do mercado no qual os alunos irão ingressar. "Identificamos essa necessidade de reformularmos nosso curso de turismo diante do que o próprio mercado vem sinalizando para alinhar a formação do profissional que venha atender todas as exigências das empresas que atuam em nosso segmento", comentou Lacerda, que é especialista em planejamento e marketing turístico.

 
  UNIDADE DE TREINAMENTO

  Já Wilka Carvalho, professora da faculdade e coordenadora da Agência Escola, diz que a FIB investiu na criação dessa unidade de treinamento. "Trata-se de uma agência de viagens criada pelo aluno, que funciona como uma agência tradicional e permite a ele obter a experiência para desenvolver um bom trabalho", diz Carvalho. A faculdade mantém ainda uma cozinha equipada, onde os alunos praticam a teoria aprendida.


A publicitária Priscila Vieira, que trabalha na assessoria de comunicação da ABIH, comenta sobre a nova grade de matérias. "Comecei agora a trabalhar na área da hotelaria e gostei muito das novidades, especialmente da disciplina Comunicação Empresarial. O produto Bahia tem que ter uma boa divulgação sempre", diz Vieira. Para Marcos Bonadie, gerente operacional do Web Hotel, o curso deve mostrar ao aluno aonde ele pode atuar. "É interessante podermos selecionar um profissional que saiba exatamente como agir no dia a dia do empreendimento", explica Bonadie.


Maria Angela Carvalho, vice-presidente da ABAV - Associação Brasileira das Agências de Viagens da Bahia, destaca que o aluno de turismo tem que sair da faculdade com uma boa visão do negócio, onde trabalhem como parceiros. "Achei fantástica a divisão do curso em módulos, voltada para o mercado. Essa iniciativa será boa para todos", diz Carvalho.


União com o trade turístico


Segundo a coordenadora do curso de turismo da FIB, Mariana Lacerda, a implantação do curso tecnológico visa uma maior aproximação com o trade turístico. "O curso Tecnológico de Gestão em Turismo terá a duração de dois anos (quatro semestres), dividido nos módulos Fundamentos do Turismo, Hotelaria e Lazer, Eventos e Gastronomia, e Agenciamento e Marketing", diz. Em Fundamentos do Turismo, constam matérias como Economia do Turismo, Comunicação Empresarial, Teoria Geral do Turismo, Geografia Turística e História e Cultura Baiana.


Em Hotelaria e Lazer, os temas são: Gestão da Hospedagem, Manutenção e Segurança Patrimonial, Lazer, e Práticas de Hotelaria. No módulo Eventos e Gastronomia, as matérias Gestão de Alimentos e Bebidas, Organização e Planejamento de Eventos, Gastronomia Brasileira, Produção Cultural, Práticas em Eventos e Gastronomia, e Estágio. Já em Agenciamento e Marketing, constam os temas Planejamento e Marketing para Empresas Turísticas, e Gestão de Agências de Viagens.