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IPAC FAZ CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA LOJISTAS DA BAIXA DOS SAPATEIROS

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| 12/10/2008 às 15:00

Um curso de capacitação profissional, voltado para lojistas e funcionários da Baixa dos Sapateiros, será realizado nas semanas de 13 a 31/10, no Auditório Conexão Ipac, na Praça das Artes, Pelourinho.


O curso tem como objetivo capacitar os comerciantes da região para alavancar o faturamento dos estabelecimentos e aumentar o número de empregos formais até 2010. Nessa primeira etapa, que contempla aproximadamente 150 pessoas, serão ministrados os módulos de técnicas de vendas, qualidade no atendimento ao cliente e controle financeiro. Já na segunda etapa, prevista para novembro, os comerciantes receberão consultoria individual de gestão empresarial com acompanhamento administrativo-financeiro.


A capacitação dos lojistas é uma das ações do Escritório de Referência do Centro Antigo, unidade gerencial da Secretaria de Cultura, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação dos Lojistas da Baixa dos Sapateiros e Barroquinha (Albasa) e o Fórum para o desenvolvimento sustentável do centro da cidade, para a requalificação da Baixa dos Sapateiros, no contexto da reabilitação do Centro Antigo de Salvador.


MELHORES RESULTADOS
NAS VENDAS

A coordenadora do Escritório de Referência, Beatriz Lima, acredita que a capacitação dos lojistas é fundamental para o processo de requalificação da Baixa dos Sapateiros. "O curso de capacitação irá proporcionar melhores resultados com as vendas, enquanto trabalhamos na perspectiva de melhorar a integração urbana com intervenções na estrutura física da área", destacou.


Para a coordenadora do Sebrae, Idimara Dantas, o curso de capacitação dos lojistas da Baixa dos Sapateiros é uma oportunidade de trabalho conjunto entre o terceiro setor e o estado. "Essa parceria do governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, com o Sebrae vai propiciar melhor controle financeiro para que os lojistas possam se estruturar com um suporte de gestão. Além disso, irá melhorar a competitividade das micro e pequenas empresas no território do Centro Antigo", ressaltou.


O censo empresarial da Baixa dos Sapateiros de 2005, elaborado pelo Sebrae, identificou o perfil das empresas, dos consumidores e  a avaliação destes em relação aos serviços oferecidos. A maioria dos entrevistados constatou que os preços ofertados são acessíveis, mas a qualidade do atendimento deixa a desejar.


O presidente da Albasa, Cosme Brito, está otimista com a capacitação e acredita que essa primeira etapa é o que dará sustentação ao início da reabilitação da Baixa dos Sapateiros. "Os lojistas estão bastante motivados e o censo do Sebrae mostrou que existe uma necessidade de melhorar o atendimento e a qualidade do serviço. Tenho certeza que a capacitação irá contribuir para o crescimento do comércio e a partir daí iremos receber o cliente como ele realmente merece", afirmou.


Protocolo de Intenções - Em abril deste ano, a Secretaria de Cultura do Estado assinou com o Sebrae, através do Projeto Geor (Gestão Estratégica Orientada para Resultados) Varejo Vivo, um protocolo de intenções, em que a capacitação dos comerciantes é uma das ações previstas na promoção do desenvolvimento equilibrado e sustentável das micro e pequenas empresas da Baixa dos Sapateiros.


O projeto Geor Varejo Vivo é uma ação do Sebrae que tem como foco estratégico fortalecer a cultura associativa e da cooperação, melhorar o processo de gestão das empresas, modernizar e estruturar as empresas e dos centro empresariais.


Um dos principais acessos ao Centro Histórico, a Baixa dos Sapateiros está em fase de reabilitação, que envolve ações de requalificação urbana, recuperação de fachadas, monumentos e imóveis para uso de habitação. Todas essas melhorias integram as ações prioritárias do Escritório de Referência para a reabilitação do Centro Antigo de Salvador.


COMENTÁRIO
DO BAHIAJÁ

A iniciativa é boa e louve-se que tenha sucesso.

A Baixa dos Sapateiros é que deixou se ser referência para venda no comércio de Salvador.

É preciso, pois, fazer uma campanha mais ampla nesse sentido senão o consumidor não aparece e o curso fica inóquo.