Turismo

ENOTURISMO EM JUAZEIRO TERÁ LINHA ESPECIAL DE ÔNIBUS EM NOVEMBRO

Vide
| 12/10/2008 às 21:06
  A região de Juazeiro, onde existem grandes plantações de uvas e diversas vinícolas - é a mais recente aposta da Secretaria de Turismo e Bahiatursa para atrair mais turistas à Bahia. O Enoturismo - novo roteiro turístico do Estado - ganhará grande impulso com a implantação de uma linha turística rodoviária saindo de Salvador direto para a região.


  "A partir do próximo mês de novembro os turistas em visita à Bahia terão a possibilidade de conhecer os parreirais e vinícolas da região de Juazeiro em confortável ônibus da empresa "Green Line".

 Essa exclusiva linha turística rodoviária ligando Salvador a Juazeiro permitirá o acesso terrestre à região, que até agora era priorizada pelo acesso aéreo, via aeroporto de Petrolina", afirma Pedro Costa, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV - seção Bahia.


  NOVA OPÇÃO

Segundo Costa, de olho no potencial do Enoturismo na atração de visitantes estrangeiros e também nacionais, os agentes e operadores de viagens baianos criaram essa nova opção. O ônibus pega os turistas que comprarem o pacote nos hotéis, leva-os até Juazeiro, onde guias locais - contratados pelas agências da cidade - conduzem-nos pelas fazendas que produzem a uva e também na visitação às vinícolas da região.  


"A vinicultura é um produto de movimentação turística muito grande em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Aqui, apenas a região Sul - principalmente Bento Gonçalves (RS) - possui uma boa estrutura. Agora, a região do Vale do São Francisco - além dos seus atrativos naturais e culturais - está se destacando como excelente zona de produção de uvas de qualidade no Nordeste do Brasil. Tenho certeza que em pouco tempo a região de Juazeiro estará recebendo um bom fluxo de turistas nacionais e estrangeiros", assegura Costa.


O secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, destaca a ação do governo do Estado em viabilizar essa nova opção turística. "Estamos tornando realidade agora aquilo que fora meramente enunciado, já que nos últimos 20 anos nada de concreto foi feito. O Enoturismo é o primeiro passo para que a região de Juazeiro se torne um importante pólo no desenvolvimento turístico do Estado, consolidando, assim, a meta de interiorização do turismo", afirma.


Segundo Leonelli, ele já conversou com o governador Jaques Wagner solicitando prioridade em ações de melhoria da qualidade das estradas que levam aos destinos turísticos baianos. A presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, também destaca outras ações para o desenvolvimento do Enoturismo. "Existe uma proposta de implementar o turismo fluvial entre Casanova e Juazeiro, além da construção de um píer. Também serão viabilizados ônibus jardineiras para levar os turistas na visita aos parreirais", explica Emília Silva.


Geraldo Bentes, chefe de gabinete da Embratur, destaca a potencialidade turística da região de Juazeiro. "O turista estrangeiro - principalmente os moradores do norte da Europa - vem ao Brasil principalmente atraído pelo sol e calor. Aliado com a busca pelo diferente, que é a visita às plantações de uva e às vinícolas, pode se constituir num visitante importante para a Bahia. A qualidade da uva e do vinho baiano pode ser o diferencial na atração dos turistas estrangeiros", completou Bentes.