"Um evento como este contribui para a divulgação da boa culinária de Salvador e pode se tornar mais um importante fator na atração de turistas para a Bahia, movimentando o comércio e gerando mais emprego e renda à população", afirmou o secretário Leonelli. O segundo colocado foi o bar Koisa Nossa - localizado na Mouraria - com o tira-gosto Pastel de polvo. O terceiro lugar foi para o bar A Venda - na Boca do Rio - com o prato Maniçoba.
Já o quarto colocado foi o Bar do Peixouto, do Stiep, com o prato Escondidinho de carne de avestruz. Em quinto lugar foi escolhido o Bar do Piauí, na Pituba, com a criação Salada de siri catado. Participaram deste festival gastronômico, que está em sua nona edição em Belo Horizonte e acontece também no Rio de Janeiro, 31 bares e botecos de Salvador: A Venda, Aconchego da Zuzu, Armazém 437, Bacalhau de Martelo, Bar Cruz do Pascoal, Bar de Fará, Bar do Careca, Bar do Chico, Bar do Edinho, Bar do Jonas, Bar do Peixouto, Bar do Piauí.
Também concorreram o Bar Koisa Nossa, Bar Kurau, Barbicha Grill, Boteco da Graça, Boteco do Farias, Boteco do Farol, Boteco do França, Boteco do Lula, Botequim Opção Informal, Cantina da Lua, Djalma's Drinks, Don Papito, Dona Mariquita, Lambreta Grill, La Kantuta, Porto do Moreira, Tampinha Bar e Restaurante, Recanto da Lua Cheia, e Recanto da Tia Célia.
Os 31 botecos concorrentes foram avaliados pelo público e por um júri formado por profissionais da gastronomia, boêmios, "botequeiros" e formadores de opinião. Além dos tira-gostos, foram avaliados também itens como a higiene do local, o atendimento ao cliente e a temperatura da bebida. O sucesso do evento pode ser mensurado através dos 20 mil votos recebidos pelo público e pelos jurados durantes os 31 dias do evento.
HISTÓRIA
Criado em 2000, em Belo Horizonte (MG), pelo gastrônomo Eduardo Maya e realizado em parceria com a publicitária Maria Eulália Araújo, o festival Comida di Buteco tem o objetivo de resgatar e valorizar a culinária de raiz. Para Eulália Araújo, pela vocação "botequeira" de Salvador - com botecos espalhados por toda a cidade e freqüentados por diversos públicos de diferentes faixas etárias e que buscam uma culinária regional autêntica -, o evento baiano repetiu o mesmo sucesso do Comida di Buteco de Belo Horizonte.
A
lém do foco na gastronomia, o Comida di Buteco tem também vertentes econômicas e culturais. Um exemplo disto é o estímulo dado aos botecos para se tornarem sustentáveis, através de cursos de capacitação de seus profissionais e da melhoria do serviço prestado. "Com a realização do concurso, estes estabelecimentos têm um aumento no número de clientes atendidos, e por isso eles precisam estar devidamente preparados e capacitados para atender a esta nova demanda que foi gerada" explica Eulália.
O concurso
- Durante 31 dias - no período de 5 de setembro a 5 de outubro - em cada um dos 31 botecos concorrentes, o público experimentou o tira-gosto selecionado para participar do concurso e em seguida votou, dando nota de 0 a 10 nas quatro categorias. As cédulas de votação foram depositadas nas urnas localizadas nos próprios botecos. A apuração foi feita pelo Instituto Vox Populi, por meio de média ponderada. O boteco vencedor foi aquele que conseguiu a melhor média - tanto no voto popular como no do júri -, com peso de 70% e 30%, respectivamente. O festival gastronômico teve o apoio do governo da Bahia - através da Setur/Bahiatursa -, do Sebrae e do Senac.