Turismo

AMBULANTES DO CENTRO HISTÓRICO RECEBEM CAPACITAÇÃO E COLETES

Vide
| 26/09/2008 às 15:25
  Os ambulantes do Centro Histórico que participaram do curso de capacitação para aprender técnicas de vendas e com isso melhorar o atendimento ao turista, receberam o certificado de conclusão e fardamento na sexta-feira (27 de setembro), às 11h, no Auditório do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), Rua das Laranjeiras nº 12, Pelourinho.

Antes da solenidade de entrega dos certificados, os vendedores farão um tour pelas ruas do Centro Histórico para praticar o que foi aprendido em sala de aula, que será promovido pelo Sindicato dos Guias De Turismo (Singtur). Além dos certificados, os ambulantes também receberam coletes, fardamento que servirá na identificação dos mesmos junto aos turistas. A partir de agora, os guias de turismo e hotéis da região vão orientar os visitantes do Pelourinho para que consumam produtos apenas dos que estiverem devidamente fardados.


Estiveram presentes no evento o secretário de cultura do Estado, Márcio Meirelles, o reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Naomar Almeida Filho e o presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes do Pelourinho (Avape), Mariano Soares, além dos parceiros da iniciativa privada que ajudaram a viabilizar o curso de capacitação.


Curso 

A diversidade e identidade na indumentária baiana foi o tema do módulo apresentado pelo professor de figurino da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Denny Neves. Ele estimulou os vendedores a utilizar a criatividade para a comercialização dos produtos: "Utilizamos conteúdos teóricos com uma prática de arte, o que foi um grande facilitador para a oficina fluir. Eles criaram personagens e souberam receber a informação nova, transformando o conteúdo a partir da experiência individual de cada um. Confirmei minha expectativa em relação ao potencial criativo dos alunos", afirmou o professor.


O curso é resultado de articulações do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador, unidade gerencial da Secretaria de Cultura (Secult), com a Avape, o Singtur, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura (Sesp), órgão responsável pela fiscalização do comércio em vias e logradouros públicos, a UFBA, a Universidade Estadual da Bahia (Uneb), a agência de viagens Tours Bahia e hotéis da região do Centro Histórico.



O pró-reitor de extensão da UFBA, Eugênio Lins, comemora a parceria entre a instituição de ensino e a Secult na capacitação dos vendedores. "A qualificação dos ambulantes está preparando as pessoas para exercer suas atividades de forma mais eficiente e respeitosa. Acho que é muito importante essa parceria entre universidades e governo na revitalização do Centro Antigo", ressalta.