Turismo

ITAPARICA AVANÇA NO PROJETO DO SEU PARQUE NÁUTICO COM APOIO DA UFBA

Veja as informações
| 14/06/2008 às 12:16
A cidade de Itaparica sedia o Projeto do Parque Náutico que beneficia 16 municípios (Foto/Arq)
Foto:
   Numa reunião realizada na sede do Banco do Nordeste do Brasil, em Salvador, com a participação de representantes de 16 municípios do entorno da Baía de Todos os Santos, foi apresentado o Projeto do Parque Náutico da Baía de Todos os Santos que vem sendo organizado e implantado pela Prefeitura de Itaparica - Secretaria de Turismo - e Universidade Federal da Bahia. 

  O passo inicial já foi dado com o início de implantação do Centro de Pesquisa e de Referência do Estudo do Mar, coordenado pela UFBA, incluindo laboratório, salas de aula e um curso de escavações terrestre para alunos desta universidade.     

  Do encontro participaram representantes de Salvador, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Saúbara, Salinas das Margaridas, Jaguaripe, Vera Cruz. Itaparica, Simões Filho, Cachoeira, Candeias, São Félix, Nazaré das Farinhas, Maragogipe e Aratuipe. O professor Gilson Rambelli, da UFBA, fez uma exposição sobre o Projeto Archemar - convênio já firmado entre Prefeitura de Itaparica e UFBA - e ressaltou, entre outros, a instalação de um Museu Virtual da BTS, através do qual será possível "interagir" com o fundo do mar, sem ter necessariamente que mergulhar.     

   O prefeito de Itaparica, Cláudio Neves, destaca que este projeto de grande porte vai dar uma nova dimensão a Itaparica pois está sintonizado, também, com as comunidades locais e que vivem do turismo e da cultura do mar. "Nosso objetivo é dar um 'up-grade' ao município agregando valores do conhecimento, professores de saber comprovado em estudos do mar e da arqueologia subaquática e interagir com a nossa comunidade, gerando, assim, emprego e renda", acentua.      

  O Archemar é um projeto de grande importância para a arqueologia marítima e a etonografia das áreas costeiras da Baía de Todos os Santos, o qual, já tem o apoio da Unesco. Num encontro realizado em Paris, do qual a UFBA participou apresentando o projeto, houve a chancela da Unesco visando a formação de um centro de excelência deste tema. Com isso, diz a secretária de Turismo de Itaparica, Eliana Dumet, o projeto "ampliará a oferta dos serviços turísticos voltados para as atividades náuticas - regatas, mergulho, pesca esportiva e outros".    

COMUNIDADES    

 Os representantes das comunidades também fizeram várias sugestões para serem agrupadas ao projeto, dentre elas, a atração do turismo sustentável para os municípios do entorno, um criatório de peixe beijupirá, a atividade da pesca desportiva em Jaguaripe, os investimentos turísticos que estão sendo realizados no município de São Francisco do Conde, o roteiro do Rio Paraguaçu a partir de Cachoeira.   

  Ou seja, cada município também propôs agregar projetos que já estão sendo elaborados e outros em execução no âmbito do Parque Náutico da Baía de Todos os Santos. Para a secretária de Turismo de Itaparica, Eliana Dumet, quanto maior a participação melhor para todos uma vez que, esse é o espírito do projeto, "de interagir com as comunidades de levá-las a participar e ter ganhos na melhoria da qualidade de suas vidas", destacou.