Veja o que aconteceu
A Rede Globo/TV Bahia mostrou nesta noite de sábado, 14, como um um grupo de turistas brasileiros e estrangeiros foi assaltado e saqueado por três homens armados na Pousada Canto do Mar, em Ponta de Areia, na Ilha de Itaparica.
O grupoi e mais funcionários e proprietários da pousada foram rendidos, alguns deles agredidos e todos tiveram seus pertences roubados - principalmente máquinas fotográficas, telefones celulares e dinheiro.
Formado por turistas da Romênia, EUA, Argentina, Inglaterra, Alemanha e de estados brasileiros, como Maranhão, Alagoas, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo, o grupo seguiu de escuna até a Ilha dos Frades e na volta parou na pousada para almoçar.
"Dez minutos depois de chegarmos eles anunciaram o assalto", disse o bombeiro alagoano Marcos Cavalcante. Armado com um revólver, um dos assaltantes rendeu o filho da proprietária da pousada para o comparsa, com uma faca, iniciar o saque. O terceiro assaltante ficou de vigia. Havia um quarto envolvido, já que os assaltantes só saíram depois que um deles fez uma ligação.
Apenas um dos assaltantes tinha o rosto parcialmente coberto. Segundo o empresário mineiro Marcos Borges, ele teria perguntado para uma funcionária se ela morava em Itaparica e baixado ainda mais a máscara quando ela disse que sim. "Na confusão, ele chamou a dona da pousada pelo nome", disse.
Os bandidos utilizaram de violência durante o assalto, mas ninguém ficou gravemente ferido. A médica Ieda Melo, de São Paulo, foi agredida com um soco nas costas porque ficou nervosa e demorou de entregar o que os assaltantes queriam. "Depois ele me ameaçou apontando a peixeira para mim", disse o marido, Nilton. Há três dias na cidade, a bancária Tereza Milena, casada há 15 dias, revelava a tristeza de perder, não a câmera fotográfica, mas as únicas fotos de sua lua-de-mel em Salvador.
COMENTÁRIO
BAHIA JÁ
O assalto a grupo de turistas é um problema gravíssimo para a imagem da Bahia e seu turismo. Há um esforço enorme das autoridades governamentais e da iniciativa privada, em Itaparica, agora também com o apoio da UFBA, visando se criar uma cultura turística na Baía de Todos os Santos, inclusive com seu Parque Náutico e o turismo subaquático, e um Museu a céu aberto.
Mas, assaltos como o que aconteceu hoje (e outros casos rotineiros na Ilha de Itaparica) são péssimos para a Bahia. Cabe as forças da SSP darem uma resposta imediata a esse tipo de banditismo, senão todo esforço da Setur/Bahiatursa/Prefeitura de Itaparica/ABAV/UFBA e outros vai por água abaixo.