Turismo

FÓRUM ESTADUAL DE TURISMO VAI DISCUTIR REVISÃO DAS APAS DO LITORAL

Essa é uma questão que poderá inibir investimentos no Litoral Norte e Baía de Todos os Santos
| 27/02/2008 às 13:27
  A construção de um discurso unificado do Estado para o turismo e meio ambiente constitui-se no primeiro ponto da pauta da XVII Reunião do Fórum Estadual de Turismo que acontecerá na sexta-feira, 29, das 9h às 18h, no Centro de Convenções da Bahia.

  No encontro, a apresentação da metodologia para a revisão da área de proteção ambiental (APA) Litoral Norte e a elaboração do Plano de Manejo da APA da Baía de Todos os Santos, além dos investimentos previstos do Banco do Nordeste (BNB) para o ano de 2008, também fazem parte da pauta do Fórum de Turismo.


  O encontro será aberto pelos secretários do Turismo, Domingos Leonelli, e de Meio Ambiente, Juliano Matos, acompanhados da presidente da Bahiatursa, Emília Silva, e terá a participação de cerca de 100 representantes dos Conselhos e Câmaras de Turismo das 11 zonas turísticas da Bahia.


Pela manhã, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos apresentará a situação atual das APAs do Estado enfocando a revisão da APA Litoral Norte e a elaboração do Plano de Manejo da APA da Baía de Todos os Santos. O superintendente do Banco do Nordeste, Nilo Meira Filho, também falará sobre os investimentos do BNB em 2008 para a área do turismo.


Pesquisa de
turismo receptivo


À tarde serão apresentados os resultados do Carnaval 2008 para a atividade turística baiana, seguido dos comentários preliminares do diretor de Planejamento e Estudos da Setur, Antonio Cunha, sobre a realização da pesquisa de turismo receptivo durante o verão 2007/2008 e o Carnaval.


A pesquisa foi aplicada em toda a Bahia e cobriu 27 localidades. No litoral baiano, desde o Conde, no litoral Norte do estado, até Mucuri e Nova Viçosa no Extremo-Sul, além da Chapada Diamantina e cidades próximas de outros estados, como Paulo Afonso, Juazeiro e Barreiras. Durante o Carnaval, a pesquisa foi aplicada em Salvador, Barreiras, Rio de Contas e Porto Seguro. Foram aplicados 5.600 questionários para saber o perfil do turista que visita a Bahia.


Ainda na tarde do dia 29 acontecerá a apresentação dos projetos encaminhados para obter a chancela do Fórum, que é uma forma de gestão participativa e reúne representações de vários segmentos da comunidade, quando são apreciados projetos.


O Fórum é formado por membros indicados e representações do poder público federal, estadual, municipal e da comunidade acadêmica, setor privado e terceiro setor, de acordo com metodologia do Ministério do Turismo (MTur). Todos os projetos que pleiteiam recursos do Mtur precisam ter a chancela do Fórum.