No encontro, coordenado por Caroline White - presidente da TPOC - a Bahia apresentou as potencialidades turísticas para o segmento étnico-afro. Billy Arquimimo, coordenador do Programa de Turismo Étnico-Afro da Setur , apresentou o programa e o seu diferencial competitivo para ao mercado afro-americano e também os roteiros a serem oferecidos. Em seguida, a diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França, apresentou as potencialidades turísticas do Estado.
Na sequência, Conor Sulivan - dirigente da operadora baiana Tatur e representando a Associação Baiana de Receptivo - ABRE, na missão, destacou a relevância da cultura baiana para o mercado afro-americano. Já o presidente da ABAV, Pedro Costa, reafirmou a importância desse segmento para a economia do turismo da Bahia. Durante a reunião algumas ações foram agendadas, como um fam trip com as 12 maiores agências desse segmento e um press trip com jornalistas e editores afro-americanos, além de iniciativas conjuntas para promover o segmento.
No dia 21 foi realizado um café da manhã com o cônsul brasileiro na Geórgia, Embaixador Adalnio Senna Ganem, realizado no hotel Indigo em Atlanta. Na ocasião, ficou acertada a realização de um evento cultural promocional em junho durante a Feira de
Investimentos em Atlanta para comemorar a abertura do consulado brasileiro na Geórgia, que pretende tornar a Bahia como portal de atração de turistas para o Brasil nesta nova fase das relações diplomáticas do país com a região Sul dos EUA. O cônsul é filho de Lençóis, município da Chapada Diamantina, e está altamente motivado e orgulhoso de promover a Bahia naquele Estado.
Também foi acertada a organização de uma missão técnica da Prefeitura de Atlanta para uma visita ainda este ano à Bahia e de um festival étnico-afro no segundo semestre em Atlanta com a participação de um grupo musical da Bahia. Hoje, dia 22, aconteceu um café da manhã no World Trade Center - o maior centro de negócios internacional da Geórgia -, com a presença de aproximadamente 30 empresários e investidores americanos, que foram informados sobre os principais destinos turísticos da Bahia.