Formar comboios com o máximo possível de ônibus de turistas para que o acompanhamento policial seja feito com eficácia na Costa dos Coqueiros, foi uma sugestão aprovada como medida imediata, hoje, em reunião em Costa do Sauípe, entre os empresários da rede hoteleira da região e o Comando de Policiamento Especializado (CPE), sob a coordenação do superintendente do Complexo de Sauípe, Alexandre Zubaram.
Também a criação de uma estrutura integrada de segurança, reunindo a Polícia Militar, Polícia Cilvil e Polícia Rodoviária Estadual, com sede em Imbassaí, ou de uma delegacia em Monte Gordo foi sugestão discutida na reunião.
O secretário de Turismo, Domingos Leonelli, sugeriu a implantação de uma estrutura integrada da PM, Polícia Civil, da Saúde e do Corpo de Bombeiros, e comprometeu a levar as sugestões ao governador do Estado, Jaques Wagner, visando a dar maior segurança aos turistas que transitam na Costa dos Coqueiros.
O comandante Muller, do CPE, explicou como os empresários podem solicitar o acompanhamento dos ônibus, através de fax e contatos telefônicos. Indagado sobre a eficácia da implantação de um batalhão da PM em Imbassaí para dar maior segurança à região, o comandante explicou que, em 2005, foi elaborado um projeto com estas propostas. Mas, depois da alta estação, não foi avante. Ressaltou que seria uma solução para que a região turística tenha maior segurança.
COMENTÁRIO
DO BAHIA JÁ
Esta matéria foi liberada pela ACS da Secretaria de Turismo do Estado.
Uma vergonha necessária, se diria. Turistas que se dirigirão ao Litoral Norte vão precisar ser escoltados por PM, Civil, Bombeiros e Saúde. A Saúde é para caso haja algum baleado ocorra assistência médica.
É o fundo do poço da falta de segurança na Bahia. Uma atitude dessas desmoraliza qualquer governo.