O Barcelona Meeting Point acontece desde terça-feira, reunindo exposições de 23 países, sendo que o Brasil ocupa uma área especial de 4.000 m2. A Bahia também se destaca com um estande do Governo do Estado, e já fez, em média, 60 atendimentos relativos a investimentos.
O governador Jaques Wagner fez uma palestra e declarou que a Bahia está mais receptiva do que nunca aos investimentos estrangeiros, e abordou a questão ambiental. Ciente da demora do licenciamento de obras, disse que a orientação ao governo é cobrar o máximo de rigor na aplicação das leis, rigidez e agilidade nas decisões.
Apesar de admitir a lentidão do processo de licenciamento ambiental no Brasil, o governador lembrou que, em sua visita ontem a Portugal, um empresário português lhe revelou que espera há seis anos a licença para construir um empreendimento em seu país, mas que obteve a licença para construir no Brasil em apenas um ano.
"Registrou também o fato de que já captamos este ano 890 milhões de dólares, com apoio da Secretaria de Turismo (Setur) e de outros órgãos governamentais, e continuamos os investimentos em infra-estrutura turística, destacando os R$ 150 milhões para o aeroporto de Ilhéus, os R$ 134 milhões no saneamento da Baía de Todos os Santos e outros investimentos públicos. Ele salientou ainda a decisão de a Bahia se transformar em um ‘golf destination', com os 4 melhores campos do Brasil, reconhecidos pela Federação Brasileira de Golf, e mais um campo que será implantado entre as praias de Jauá e Busca Vida, no Litoral Norte", prosseguiu Leonelli, por telefone.
Em sua palestra, o governador da Bahia procurou chamar a atenção do empresariado para o crescimento do número de vôos diretos ligando o estado a vários países do mundo. Este ano, o governo fez a captação de vôos internacionais regulares, ligando Salvador diretamente a Buenos Aires e Paris, além do acordo estabelecido com a Delta Airlines, que fará em breve a ligação de Atlanta (EUA) a Salvador.
Ainda sobre os novos vôos, o governador Jaques Wagner anunciou que, amanhã (sexta-feira), o secretário Domingos Leonelli irá à capital da Espanha fechar um acordo com a Air Europa para aumentar em quatro o número de vôos regulares semanais, que passará a ser diário entre Salvador e Madri.