Vide as explicações do presidente da Câmara de Salvador
De dois em dois anos, a França promove uma regata de veleiros que sai do porto de La Rochelle , cidade do Departamento de Charente - Maritime , importante centro turístico e comercial localizado no Centro- Oeste do país.
Para a regata deste ano, que tem a participação de por 82 veleiros e deverá durar 15 dias, tendo como destino final a Baía de Todos os Santos, em Salvador, o presidente da Câmara de Vereadores, Valdenor Cardoso (PTC) foi o convidado do governador de Charente- Maritime, Claude Belot, para dar o tiro de largada do evento que aconteceu no último final de semana.
Além disso, Valdenor teria participado de reuniões com representantes do governo de Charente, capítaneados por Dominique Marquis, diretor comercial do porto de La Rochelle, e com empresários franceses interessados em "investir" na indústria náutica na Bahia, associando-se a empresários brasileiros.
"A regata, bem como todos eventos a ela ligados, é um acontecimento mundial pois em La Rochelle estavam esportistas e homens de negócios de todo o mundo", explica Valdenor Cardoso.
Para atender o que denomina de "um honroso convite do governo francês", o presidente solicitou licença formal para ausentar-se de Salvador por alguns dias. O pedido de licença foi aprovado por unanimidade pelos vereadores que participaram da sessão ordinária no dia 12 de setembro, com registro especial feito pelo líder do poder executivo na Câmara, vereador Sandoval Guimarães.
Acompanhou o presidente nessa viagem o vereador Reginaldo Oliveira (PCdoB).
As despesas da viagem, tudo obviamente legal, foram pagas pela Câmara de Vereadores.
MISTÉRIO
O mistério agora é saber o que teria ido fazer, também na França, o secretário de governo, Gilmar Santiago.