Turismo

PROFESSOR DEFENDE RENOVAÇÃO DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS BAIANOS

Veja comentários do professor Ernesto Britto Ribeiro
| 18/09/2007 às 20:00
O professor do curso de pós-graduação em Planejamento Turístico da Factur e da Faculdade da Cidade, Ernesto Britto Ribeiro, defendeu a renovação dos atrativos no turismo baiano para que os visitantes voltem ao estado. Segundo ele, há um sentimento geral que os mesmos estão se tornando obsoletos.

   Seu comentário foi feito durante discussão, que aconteceu hoje (18) na Comissão de Infra-Estrutura Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembléia Legislativa. A idéia, conforme o presidente da comissão, deputado Júnior Magalhães, é tirar o caráter partidário do debate e buscar o parecer de técnicos no assunto.


    Ribeiro sugeriu melhorias para o desenvolvimento do setor e destacou a necessidade de um planejamento participativo. Para ele, há também uma falta de preservação e aproveitamento da atratividade e recursos.

    Neste sentido, o deputado Júnior Magalhães falou sobre a falta de direcionamento, citando como exemplos a degradação do Pelourinho e os gastos da Bahiatursa direcionados para a Lavagem da Igreja de Madeleine, em Paris, e para o Show de Asa de Águia no Japão.

   "A Irmandade da Boa Morte em Cachoeira, que faz parte de nossa tradição, de nossa história, nunca recebeu um recurso como esse" comentou o parlamentar. "Esse financiamento foi um equívoco", reforçou o acadêmico.


   BOM PARA
   O MORADOR

   O professor e o parlamentar concordaram que ainda há necessidade do turismo ser discutido em prol dos próprios baianos.
 
   "O turismo deve ser bom para o morador local, deve haver mais participação" enfatizou Magalhães.
 
   "Falta renovação, se continuarmos com o mesmo modelo de 1970 a tendência é a queda. O setor deve aproveitar nosso modo de viver. Discutir em audiências públicas pode ser um começo", afirmou Ernesto Ribeiro. 


   A discussão foi uma preparação para a audiência pública que vai acontecer no Plenário da Assembléia no Dia Mundial do Turismo (27/09), às 15h, para discutir os "Caminhos do desenvolvimento da indústria do turismo na Bahia - Mecanismos de redução das Desigualdades Sociais". Para a audiência, já estão confirmadas a participação do Secretário de Turismo, Domingos Leonelli e a presidente da Bahiatursa, Emília Silva.