Turismo

VEREADOR DÉCIO SANTANA DIZ QUE PONTOS TURÍSTICOS ESTÃO ABANDONADOS

A observação é do vereador Décio Santana
| 30/08/2007 às 21:29
  O vereador Décio Sant´Anna (PSDB) criticou o estado dos maiores cartões postais de Salvador ao discursar da tribuna da Câmara. A Lagoa do Abaeté, a orla marítima, o Pelourinho e o Mercado Modelo são, para o tucano, exemplos concretos de pontos turísticos que estão em situação precária.

    
  Segundo o vereador, a capital baiana teria condições de ser um dos principais pólos turísticos do mundo, mas "uma série de circunstâncias" influenciaram para que o desenvolvimento do turismo não acontecesse como deveria.

  "Os grandes pontos turísticos da nossa cidade estão, se não abandonados, impossíveis de serem visitados. Salvador, seria, talvez, o maior centro nacional e um dos maiores no mundo", falou.


   DEGRADAÇÃO  

   A falta de eventos culturais e a degradação causada pelo tempo foram apontados pelo vereador como principais fatores para o declínio do Centro Histórico. "Um local que é fonte de divisas para uma cidade que é tão carente em emprego, não tem nenhum evento, não atrai turismo, fechando empresas que lá estão estabelecidas".

      
  Décio ressaltou ainda que o Pelourinho, como principal cartão postal da cidade e como seus encantos seculares, apresenta estragos constatados nas pinturas e também em alguns sobrados que já estão em estado de ruínas.

  
   Sobre o Mercado Modelo, Sant´Anna analisou a crise financeira e a precariedade de suas instalações. Para ele, já não há interesse nem do turista nacional nem do estrangeiro pelo local.  "O Mercado Modelo está passando por enorme crise. "O Mercado Modelo está passando por uma grave crise administrativa e financeira, com instalações funcionando de forma precária e merecendo grandes reformas", constatou o vereador.


     Na Orla de Salvador, Décio também encontrou problemas. Além dos problema jurídicos, borracharias e boates construídas no local que era cheio de verde e paisagens, contribuem para diminuir o volume turístico da região. (Repórter - Marivaldo Filho)

     Segundo o vereador, a Lagoa do Abaeté é um local de risco para baianos e turistas. "A Lagoa esta totalmente abandonada. Os visitantes têm que ter muita coragem para freqüentarem lá", afirmou.

      Para Décio, esse descaso e abandono dos os maiores pontos turísticos da cidade, diminui a quantidade de turistas, e, consequentemente, compromete significantemente a receita de Salvador. "Quanto mais turistas, principalmente estrangeiros, cheios de divisas, de moedas fortes, melhor para a vida de nossos cidadãos", concluiu.