Situação desagrada a baianos e turistas
Mendigos dormem no adro da igreja e ficam durante boa parte do dia (Foto: ABJ)
Foto:
Diariamente, cerca de 10 a 15 mendigos e meninos de rua estão dormindo no adro da Igreja de São Pedro dos Clérigos, na Praça do Terreiro de Jesus, um dos pontos turísticos mais visitados da capital baiana.
Segundo o presidente da associação que reúne comerciantes da área (ACOPELÔ) Clarindo Silva, a situação está se tornando vexatória, pois, muitos deles ficam dormindo ou deitados no local durante toda a manhã e até às tardes, enquanto a igreja não abre suas portas.
A Igreja de São Pedro dos Clérigos é uma das mais antigas da cidade e, de resto, como a maioria dos templos católicos de Salvador, situados no centro histórico, necessita de uma ampla reforma. Mas, não existem recursos nem no IPHAN; nem no IPAC.
Outro problema existente no Terreiro de Jesus é a ocupação de espaços por vendedores ambulantes, em especial, pessoas que comercializam berimbaus e artesanato. Além disso, a fonte histórica posta no centro da Praça está suja e sem o jorro d'água.
Outro detalhe: não estão lavando as ruas do Pelô e urina corre paralelo à algumas calçadas (vide em frente a Igreja de São Pedro dos Clérigos) causando mal estar aos baianos e visitantes.