A ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT) aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para comandar o Ministério do Turismo. Ela toma posse no cargo na próxima sexta-feira (23). O Nordeste que se cuide pois Marta é paulistona quatrocentona e não é muito chegada a nosotros.
Walfrido Mares Guia deixa o Turismo e vai para o Ministério das Relações Institucionais, pasta responsável pela coordenação política do governo, e que já pertenceu a Jacques Wagner.
Marta afirmou estar ansiosa para assumir as novas atribuições, mas não descartou disputar a prefeitura de São Paulo, em 2008.
"Estou entrando no ministério. Deixa eu entrar, fazer o que eu tenho que fazer. Estou querendo fazer, eu sou uma ‘fazedora'. Eu quero entender da área, escutar muito e poder propor ações", afirmou, ao ser questionada sobre seu projeto futuro.
Segundo a ex-prefeita, o presidente afirmou que não pretende, por enquanto, transferir a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) do Ministério da Defesa para o do Turismo.
Apesar de não receber uma pasta fortalecida pelas atribuições da Infraero, ela rechaçou a tese de que o Turismo foi um prêmio de consolação, já que chegou a ser cotada para ocupar os ministérios da Educação e das Cidades.
"Da minha parte, nunca houve nenhuma demanda. O que eu disse é que o presidente sabia o que eu poderia fazer e, se ele achasse que eu poderia ajudar, ele me chamaria. E ele achou que eu seria útil no Turismo", respondeu.