Estão abertas até o dia 5 de abril as inscrições para o 2º Ciclo de Pré-Aceleração Flow, promovido pelo Hub Salvador, equipamento da Prefeitura de Salvador, em parceria com a Wayra, fundo de investimento corporativo da Vivo no Brasil e do grupo Telefônica no mundo. Com o objetivo de apoiar startups e empresas inovadoras, o programa busca desenvolver empreendimentos no estágio inicial, preparando-os para alcançar novos patamares de crescimento e sucesso. Podem participar empresas de base tecnológica ou com grande potencial de inovação, com sede em Salvador e na Região Metropolitana.
O programa visa atender startups que já estão na fase de validação de seus modelos de negócio, e para isso, a empresa deve cumprir alguns requisitos: ter o CNPJ ativo, faturamento anual de até R$ 16 milhões e atuar em áreas como educação, saúde, energia, agronegócio, marketing, comunicação, economia azul, entre outras.
“É crucial, para um programa focado em modelagem de negócios, testes de mercado e primeiras vendas, garantir que as startups já tenham soluções com potencial real de crescimento, visto que seu objetivo é preparar as startups para avançar para a fase de tração, onde elas começam a ganhar mais relevância e adquirir clientes”, explica o Head de Business Development & Open Innovation da Wayra, Rafael Marciano. Além de ser um fundo de investimento corporativo da Vivo, a Wayra também atua como consultoria na criação e desenvolvimento de programas e/ou projetos de inovação aberta.
Processo seletivo - A seleção será realizada em três etapas. Na primeira, serão avaliados os critérios de elegibilidade, incluindo o preenchimento do formulário e a regularidade do CNPJ. O resultado dessa fase será divulgado no dia 14 de abril. Nas etapas seguintes, a avaliação levará em consideração o perfil técnico da equipe, o impacto da solução proposta e a diversidade e inclusão. O resultado final será divulgado em 30 de abril.
As startups selecionadas terão acesso a um pacote de benefícios valiosos, que inclui quatro meses de acesso ao espaço físico do Hub Salvador para até dois membros da equipe, mentorias exclusivas com especialistas, corporações e investidores, além de conteúdo especializado e oportunidades de networking estratégico. O programa terá início em maio e terminará em agosto de 2025.
A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), que é mantenedora e gestora do Hub Salvador, dá um passo importante em direção ao fortalecimento do ecossistema de inovação da capital baiana. "O foco principal do programa é a validação de mercado e o aprimoramento do modelo de negócios. As startups serão preparadas para avançar para a fase de aceleração, com um modelo de negócio validado e estratégias bem definidas para aquisição de clientes", destaca Marciano. Algumas empresas, inclusive, poderão avançar para a fase de tração, caso consigam clientes pagantes ou apresentem forte engajamento do público.
As inscrições devem ser feitas até o dia 05 de abril de 2025, às 11:59, por meio do edital disponível no site do Hub Salvador. O candidato deve preencher o formulário de inscrição e anexar os documentos solicitados. Caso surjam dúvidas, a equipe do programa está disponível pelo e-mail info_chamadahub@cepedi.org.br.
Sucesso - O 1º Ciclo de Aceleração, realizado em outubro do ano passado, foi um sucesso, com um NPS (Net Promoter Score) de 88%. Durante o ciclo, 62 mentorias foram realizadas, além de 9 workshops e 8 meetups. O evento de encerramento, o Demoday, ocorrerá em 26 de março próximo, onde as startups terão a chance de apresentar suas soluções para investidores e parceiros.
Apesar dos bons resultados, o 1º ciclo também trouxe desafios, como a diversidade de estágios das startups e a dificuldade de manter o engajamento nas atividades presenciais.
Para o 2º ciclo, o número de vagas foi ampliado para 12, e os critérios de seleção foram ajustados, priorizando empresas a partir da fase de validação e equipes mais comprometidas.
Com base no aprendizado do primeiro ciclo, o Hub Salvador, em parceria com a Wayra, visa continuar impulsionando startups com grande potencial de inovação e fortalecimento das conexões estratégicas.