Atendimento aos alunos é gratuito e acontece de 17 a 21 de fevereiro, de 8h às 17h
Tasso Franco , Salvador |
14/02/2025 às 18:07
Atendimento gratuito
Foto: ASCOM SAEB
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) chega ao colégio David Mendes Pereira, em São Marcos, na capital baiana. A ação faz parte do projeto CIN nas Escolas, que leva o novo documento a escolas estaduais da Bahia. O atendimento, que é voltado aos alunos do próprio colégio, é totalmente gratuito e acontece de 17 a 21 de fevereiro, de 8h às 17h. Após a passagem pelo colégio David Mendes Pereira, a próxima parada será na escola Clarice Santiago dos Santos, que fica no bairro do Arenoso, em Salvador. A ação é realizada pela Equipe SAC Itinerante e Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), em parceria com a Secretaria da Educação (SEC).
O projeto CIN nas Escolas estabeleceu um roteiro inicial de oito escolas estaduais e prevê a realização de, aproximadamente, 5 mil atendimentos no total. A ação já passou pelos colégios São Daniel Comboni, em Sussuarana; Barros Barreto, em Paripe; Luiz Viana, em Brotas; e Pedro Paulo Marques e Marques, no São Cristóvão; além de Professora Ana Angélica Vergne de Morais, em Feira de Santana; e Padre Luís Soares Palmeira, em Vitória da Conquista. Até agora já foram realizados mais de 3,6 mil atendimentos. Para ser atendido foi preciso fazer um agendamento prévio na própria escola na semana anterior à do atendimento. Ao todo, 30 colaboradores da Rede SAC atuam na missão.
CIN - A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão original em mãos, ou de nascimento ou de estado civil atualizada. Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.
Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.
Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site oficial (www.ba.gov.br/administracao) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (WhatsApp) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo). A implantação da CIN na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), e responsável pelo IIPM, em parceria com a Saeb, através do SAC.