Tecnologia

4º PRÊMIO BIM EM PROJETOS TEM EMPRESA BAIANA CONCORRENDO

Equipe do arquiteto e urbanista Fabbio Péra concebeu o Projeto Executivo para Centro de Referência da Saúde da Criança e do Adolescente (CRSC), localizado em Petrolina (PE)
Lume Comunicação Integrada , Salvador | 17/11/2022 às 19:04
Prêmio de Projetos em B.I.M.
Foto: Divulgação

O arquiteto e urbanista Fabbio Péra, CEO da FPE Projetos & Consultoria, está representando a Bahia no 4º Prêmio BIM em Projetos, realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Santa Catarina e promovido pelo Conexão BIM. O evento acontece até 18 de novembro, em Florianópolis. O profissional concorre com outros arquitetos e urbanistas de todo o Brasil na Categoria CAU, com o projeto do Centro de Referência da Saúde da Criança e do Adolescente, localizado em Petrolina (PE), cujo vídeo pode ser conferido neste link.

“O Building Information Modelling (BIM) é uma das mais fortes e promissoras tendências mundiais no desenvolvimento de projetos de Arquitetura, Engenharia, Construção e manutenção de edifícios, trazendo grandes benefícios para os entes públicos e privados. Estes poderão acompanhar e verificar o andamento de todo o ciclo de vida da construção, através da modelagem virtual do edifício”, explica Fabbio Péra, que possui mais de 20 anos de experiência em Arquitetura e Urbanismo. De acordo com ele, além da riqueza no detalhamento do desenho técnico, há menor possibilidade de desperdício de recursos, maior sustentabilidade e transparência na conclusão dos projetos, o que diminui muito a possibilidade de aditivos contratuais, construções ou reformas inconclusas e gastos desnecessários.

Além de exercer a coordenação geral e projetista de arquitetura e paisagismo do projeto que está na premiação, Fabbio Péra contou com profissionais multidisciplinares em sua equipe, especializados em coordenação, gerenciamento, apoio técnico e revisão de BIM, além de todos os projetos de engenharia, modelagem em arquitetura e engenharia. De acordo com Fabbio Péra, mais que tudo isso, os processos em BIM deixam de ser um trabalho solitário e feito por profissionais de expertises distantes para ser totalmente colaborativo entre agentes de diversas áreas, de forma multidisciplinar, e analisado em sua totalidade, os quais podem opinar e simular se a estrutura planejada apresenta eficiência acústica e energética, custos adequados, entre outros aspectos.

O Prêmio BIM em Projetos é um concurso para projetos desenvolvidos em Building Information Modelling. A premiação tem, entre seus objetivos, promover a disseminação desse conceito; dar visibilidade aos profissionais usuários e aos conselhos de classe, criar engajamento entre os profissionais e as entidades; dar publicidade aos novos trabalhos, ferramentas, métodos e processos; incentivar o aperfeiçoamento no uso do BIM; e estimular entidades públicas e privadas à sua implantação.

Para chegar à final, o projeto teve que comprovar que foi desenvolvido utilizando o plano de execução do BIM (BEP), softwares do Building Information Modelling e ter sido criado de forma colaborativa; passar por avaliação dos conselhos; e, depois disso, seguir para considerações do público em geral. Além de troféu para o autor principal, os projetos que forem classificados em primeiro lugar nas diversas categorias serão publicados nas revistas digitais do CREA-SC; divulgados nos canais da Conexão BIM; e apresentados em live pós-evento para apresentar os vencedores.

*Metodologia BIM* - O arquiteto e pós-graduando em Master BIM Ferramentas de Gestão de Projeto Fabbio Péra já vem estudando e aplicando esta metodologia há alguns anos e entende que a migração da forma tradicional de projetar para o BIM é necessária, e em pouco tempo será realidade na maioria dos escritórios do ramo de arquitetura e engenharia, acompanhando a tendência mundial. “Com o BIM, através da utilização de softwares específicos, acompanhados de estrutura profissional e hardwares, será possível visualizar e interagir com ‘maquete virtual’ e realidade aumentada, que contém as características e informações completas da edificação, desde à fundação, passando pelo piso, paredes, teto, pontos de acesso e saída, portas, janelas, sistemas hidráulicos, elétricos e de refrigeração, e acabamento, por exemplo”, afirma Fabbio Péra.

*FPE Projetos & Consultoria* - Possui inúmeros projetos desenvolvidos nas áreas de Arquitetura e Engenharia com um acervo técnico que soma mais de 150 mil m² em área construída. Sua equipe é formada por arquitetos e engenheiros que primam pela qualidade, sustentabilidade e inovação. Ao longo destes anos, a FPE desenvolveu projetos de reformas e construção de escolas, universidades, hospitais, policlínicas, indústrias, residências, prédios comerciais e residenciais, prédios e loteamentos do programa Minha Casa Minha Vida, sedes administrativas de órgãos públicos, condomínios residenciais, auditórios, praças e urbanização de orla fluviais.