Tecnologia

GREENYELLOW É FORNECEDORA DE TECNOLOGIA PARA PROCESSO DE FATURAS DA OI

São extraídos e digitalizados, mensalmente, os dados de mais de 100 distribuidoras de energia nas regiões onde a operadora tem unidades
Marcos Vinicius Dantas , Salvador | 10/10/2022 às 19:23

Para o sucesso do processo de gestão de faturas, dentro do contexto das grandes corporações, que geralmente contam com grande quantidade de unidades operacionais, o procedimento de extração dos dados desses documentos é fundamental. Por esse motivo, a GreenYellow, especializada na transformação energética das empresas, dispõe em seu portfólio de uma solução que realiza exatamente essa tarefa. Em julho de 2021, atrelada a sua plataforma EasyEnergy Gestão de Faturas, a GreenYellow passou a prestar esse serviço para a Oi.


Esse tipo de trabalho, que pode ser customizado ou automatizado, permite que a operadora não precise conferir cada fatura ou acessar o site da distribuidora. A própria GreenYellow se responsabiliza por capturar os dados para análise e disponibilizar para pagamento. Essa tecnologia fornecida para a Oi é capaz, inclusive, de buscar o histórico de contas de anos anteriores, o que garante maior visibilidade com relação à evolução no consumo ao longo do tempo, possibilitando a recuperação de impostos retroativamente.


Segundo Marcelo Varlese, diretor comercial da GreenYellow, a questão da atualização cadastral foi um benefício importante descoberto durante a implantação, uma vez que ajuda o cliente a identificar as unidades consumidoras que já estão desativadas ou estão com algum problema de cadastro. “O fato de contar com os dados das faturas de forma digital leva a uma melhora estratégica na gestão do portfólio energético de uma empresa que tem tantas unidades consumidoras, como é o caso da Oi, tendo em vista que evita que o trabalho seja realizado de forma manual” explica.


Para Daniel Hermeto, vice-presidente de suporte ao negócio da Oi, o projeto de gestão de faturas garante confiabilidade e segurança nas informações de energia da Oi, propiciando otimização e eficiência na gestão das unidades consumidoras e trazendo mais assertividade na tomada de decisão, previsibilidade e oportunidade de ganhos com a melhor gestão energética. 

“A Oi busca e defende o uso racional dos recursos, a eficiência de suas atividades e a qualidade de seus serviços. Esse trabalho envolve não só a companhia como também seus stakeholders, colaboradores, clientes e toda a cadeia de fornecedores e parceiros de negócios para incentivar a mitigação de riscos e impactos ambientais. Ao aliar máxima eficiência comercial e técnica, a empresa procura entregar o melhor serviço da melhor maneira possível em todas as frentes aos seus clientes e comunidade, incluindo a de sustentabilidade”, afirma Hermeto.

 


Os campos lidos em cada documento, um total de quase 200 em cada um, são individualmente validados de acordo com regras de negócio específicas, a fim de garantir a qualidade do dado. Os layouts das faturas também são permanentemente mapeados, com o objetivo de acompanhar as alterações dos arquivos e manter consistentes as informações obtidas na leitura.  São verificadas, por exemplo, informações de consumo, demanda contratada, créditos de geração distribuída, impostos, entre outras. “Diversas combinações dessas variáveis podem ser utilizadas para diferentes tipos de tomada de decisão, desde identificar as unidades de maior consumo ou maior impacto com reativos até definir quais potencialmente podem ser alimentadas energeticamente por meio de contratos de Mercado Livre de Energia ou de geração distribuída”, afirma Varlese.


Para se ter ideia do avanço que foi possível obter até o momento com esse projeto, das mais de 62 mil unidades consumidoras da Oi localizadas nas regiões de mais de 100 distribuidoras diferentes ao redor do Brasil, foram digitalizadas 262.650 faturas em 2021. Em 2022, o total já chegou a quase 300 mil. “Tendo em vista esses números tão expressivos, concluímos que essa solução é o pontapé inicial para se começar uma gestão de energia assertiva, pois do consumo atual dependem decisões maiores, como a migração para o Mercado Livre, a opção por contratos de eficiência energética, entre outras”, revela o diretor comercial da GreenYellow.


De acordo com Varlese, a GreenYellow segue realizando atualizações nas tecnologias utilizadas para mapeamento de faturas e melhoria contínua na usabilidade da ferramenta. “Este investimento é realizado para que nossos clientes se sintam seguros e confiantes na qualidade dos dados mapeados e na velocidade de validação das informações”, enfatiza.


Sobre a GreenYellow

 

A GreenYellow é especializada em Eficiência Energética, Energia Solar, Comercialização e Gestão de Energia. De origem francesa, a empresa tem operações em dezesseis países e possui um portfólio de Eficiência Energética com mais de 2650 projetos implementados em todo o mundo, sendo mais de 1 mil deles no Brasil, onde opera desde 2013. A economia anual de energia com os projetos de eficiência energética da GreenYellow totaliza 230 GWh, o suficiente para abastecer mais de 118 mil casas em um ano. Em Energia solar, possui mais de 60 usinas em construção ou operação, somando 150 MWp de potência instalada. Mais informações: http://www.greenyellow.com.br/. Entre seus clientes atualmente estão Oi Telecom, DPSP, Lopes Supermercado, Claro, Magazine Luiza, Pão de Açúcar, Assaí Atacadista, Via Varejo, Leroy Merlin, entre outros.