Tecnologia

MILÃO APRESENTA AO MUNDO NOVOS PRODUTOS NA DESIGN WEEK, p TASSO FILHO

A maior mostra de design do mundo ocidental com suas inovações e mudanças no campo da tecnologia
Tasso Filho , Milão, Itália | 13/06/2022 às 04:25
Galeria "10 Corso Como"
Foto: TFF

Depois da Fashion Week (Semana da Moda), o evento mais importante de Milão, Itália, é a Design Week. A edição 2022 desse mega evento vem acontecendo desde o último dia 6 de junho e se encerrou neste domingo (12), apresentandos experiência e projetos inovadores que deverão ser produzidos e utilizados mundialmente, sobretudo no Ocidente.

Diferentemente da Fashion Week, que agita a cidade porém a maioria dos eventos são privados, a Design Week proporciona diversas experiências incríveis para todos, seja você um arquiteto, um design ou apenas um apreciador da arte e cultura.  Lógico, eventos privados e exclusivos para arquitetos, designers e convidados acontecem, porém há uma ampla programação gratuita para toda a população. 

Durante toda a semana, centenas de exposições de arte e design, stands com experiências de marcas mundialmente famosas, festas e coquetéis aconteceram por toda Milão. A cidade recebeu um grande número de turistas que lotaram as ruas centrais e os principais points milaneses.

No Corso Como, a emblemática galeria de arte e design "10 Corso Como" estava com duas exposições interativas e gratuitas. A primeira “Sparkling Objects_ Zeus Playing” de Antonio Barrese, onde você pode observar como as faíscas são geradas através do  atrito em barras de ferro e cobre, interagindo com as barras. A segunda, também de Antonio Barrese, “Immagini Sintetiche”, onde o artista estudou as como as formas geométricas da Matrix (quadrado, círculo e triângulo) interagem com a luz de acordo com o tempo e sua velocidade. 

        Nesta exposição também é possível interagir com as peças e ver como os elementos se modificam. Ambas as exposições são muito divertidas e interessantes.

        UNIVERSIDADE INTERAGE

A Universidade de Milão, que fica localizada em um dos prédios mais antigos da cidade onde funcionava um hospital, foi completamente tomada pelo “Design is Milano is Design”(slogan desse ano) e praticamente todos os espaços da universidade se transformaram em áreas do evento. O pátio principal da Universitat di Milano estava repleto de stands dos mais variados segmentos do design. Cadeiras, sofás, mesas, móveis, vestidos, copos, espelhos, banheiros, fones de ouvido, caixas de som. Para tudo tinha-se um design novo e diferente. 

Alguns estandes se destacaram nas suas experiências de marca e tinham fila concorrida. Esse era o caso do Fractal, da Deutsche Telekom em parceria com a LAYER, desenvolvedores de aplicativos e dispositivos tecnológicos, onde foi criada uma sala cheia de espelhos giratórios e luzes cor roxa/rosa, para gerar o questionamento da atual diferença entre o mundo real, o digital e as personalidades que temos em cada um deles. Ao entrar na sala, alguns chegam a ficar tontos e até perdidos.

Outro stand que chamou atenção foi o da AlphaTauri e se chamava Chromosaturation. Nele, haviam dois ambientes monocromáticos distintos. A falta da diversidade de cores causa alguns distúrbios na nossa mente e no primeiro ambiente, uma sala completamente azul, o cérebro humano faz você sentir frio e na segunda parte da sala, já com luzes rosas, é experienciado o calor sem que a temperatura da sala tenha se alterado.

Em um pátio secundário, havia uma experiência da Amazon,” The  A-maze Garden”,que era um labirinto feito pelas setas da logomarca e dentro dele haviam produtos lançamentos com um QR code para a compra online.

Em outro pátio da universidade, outro labirinto, mas dessa vez de plantas. O Labyrinth Garden foi feito com muitas plantas e plástico reciclado para ser um ambiente ecológico. Nele havia uma estrutura central, onde, quem conseguisse achar o caminho, poderia subir e ter uma vista panorâmica de todo o jardim. Havia também cadeiras recicladas espalhadas nos cantos sem saída do labirinto.

Outro destaque foi o estande Brasileiro. Intitulado “Poesia do Cotidiano”, o stand todo em verde e amarelo, trouxe os mais variados designs brasileiros usados no nosso dia a dia, que iam desde filtros de barro, jarros, mesas, cadeiras e colheres de pau à redes. Também estava sendo servido café brasileiro grátis para todos. 

Além desse espaço, o Brasil contou com um pavilhão a céu aberto em frente à Universidade, também servindo café e com os designs do nosso cotidiano. Assim como o Brasil, diversos países também tiveram os seus pavilhões para divulgar e incentivar os seus novos designers locais. Destaque para o Dutch Pavilion com flores características holandesas e os mais novos trabalhos dos designers de lá.

      DISTRITO DE BRERA

Deixando a Universidade de Milão e seguindo pelo centro histórico até o distrito de Brera, zona mais antiga da cidade, localizada à direita do Castello Sforzesco, muita coisa estava acontecendo. Brera, para quem não sabe, é a área mais badalada e disputada de toda Milão. Lá também contém o maior foco das principais lojas de design da cidade e apenas em Brera havia 158 exposições dos mais variados tipos de design. Bares e restaurantes lotados, lojas promovendo cocktails e eventos privados com fila para entrar. Brera é sem dúvidas é o point da Design Week, permanecendo lotada dia e noite. 

Dentre os diversos eventos, um dos mais legais foi o MetaINK, uma exposição de arte no Metaverso. Após fazer um breve registro no stand, um por vez, e após colocados os óculos de realidade virtual, era possível percorrer um prédio onde havia uma galeria com uma exposição de arte, no famoso Metaverso. Também era possível ver a primeira tatuagem digital NFT, um incentivo ao novo mundo digital. Outro incentivo ao mundo digital foi feito pela YoungPlatform, que estava dando 25€ em criptomoedas a quem fizesse um cadastro no seu aplicativo.

Durante todos os dias da semana, diversos eventos também aconteceram dia e noite na Piazza Del Cannone do Castello Sforzesco. A mais disputada era a festa, grátis e com DJ, das 18h até as 2h da manhã, que aconteceu todos os dias. O palco foi montado em meio ao Parque Sempione com o Arco da Paz ao fundo, um visual de tirar o fôlego.