Tecnologia

COMÉRCIO DE VALENCIA JA USA SELF AUTOCOBRO E NÃO HÁ CAIXAS HUMANOS

Estima-se que, em mais dez anos, os caixas humanos desaparecerão de vez
Tasso Franco , Valencia ES | 11/01/2022 às 15:45
Algumas lojas são os clientes que pagam suas mercadorias nos caixas eletrônicos
Foto: BJÁ
 As novas tecnologias avançam no comércio de Valencia, Espanha, e algumas lojas instalaram caixas eletrômico aqui chamados de self checkout autocobro em que os clientes pagam as mercadorias no cartão e no efetivo (a maioria só aceita em cartões - tarjetas em espanhol) e não há caixas humanos nos estabelecimentos. Estima-se que, em mais uma década, os (as) caixas humanos vão desaparecer de cena. 

   Como é possível fazer o controle sem que a loja sofra prejuizos? 

   Todo o sistema é robotizado e um computador vai marcando as mercadorias na medida em que o cliente passa a etiqueta no visor e depois a coloca numa espécie de balança. As compras vão sendo acumuladas umas em cima das outras o o computor dintingue se o cliente (por acaso) clicou uma etiqueta e colocou outro tipo de mercadoria.

   Há, também, nessas máquinas, um local para desmagnetizar as mercadorias o que é feito pelos clientes. Feito isso e passado o cartão de crédito o cliente digita sua senha e o cupom de pagamento é impresso. 

   As bolsas para abrigar as mercadorias custam 0,10 centavos de euro e o cliente também deve acrescentar na conta do cartão. O banco autorizando a compra - cartão validado - o cliente põe as mercadorias na bolsa e vai embora. Na saida da loja há um sensor eletrônico que apita (ou alarma) em caso do clientes tentarem levar algo sem pagar.

   Se tudo estiver ok o cliente vai embora e fim de papo. Essa loja no Nuevo Centro - Shopping na Turia - também vende on-line para os clientes receberam as mercadorias na loja ou em casa. 

   O procedimento para troca de uma mercadoria é feita mediante a apresentação da nota fiscal a uma das atendentes da loja que são poucas. Essa loja é imensa e tem apenas 4 atendentes. Este é o E-comercio que chega também as grandes lojas.