Tecnologia

NAVIO TARA OCÉAN CHEGA A SSA COM PROGRAMAÇÃO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Navio Tara Océan chega a Salvador com programação especial sobre mudanças climáticas
Secom Salvador , Salvador | 10/10/2021 às 07:10
Navio Tara Océan chega a SSA com programação sobre mudanças climáticas
Foto: Yohann Cordelle

Salvador recebe, neste domingo (10), a chegada do Navio Laboratório Tara, da fundação francesa Tara Océan. A programação especial e gratuita, que prossegue até quinta-feira (14), tem a participação da Prefeitura de Salvador, através das secretarias municipais de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), de Inovação e Tecnologia (Semit) e de Educação (Smed).

 

Com reconhecimento mundial por sua dedicação aos oceanos, a embarcação ficará ancorada na Marina, no bairro do Comércio. Serão promovidas exposições em diversos pontos da cidade sobre a poluição nos oceanos e suas consequências no avanço das mudanças climáticas. Além disso, o navio também estará aberto à visitação do público, na segunda (11) e terça-feira (12), mediante inscrição prévia no site www. weezevent. com/ tara-tara-esta-em-salavdor-de-bahia .

 

"Muito importante para a nossa cidade a chegada do navio Tara num momento tão importante, em que estamos levantando as pautas da sustentabilidade e das mudanças climáticas. Temos muitas convergências nos propósitos e tenho a certeza de que essa interação será fundamental para que continuemos avançando", declara a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos.

 

“A mensagem do Tara por onde passa tem o intuito de ressaltar a importância de preservar os oceanos, a vida marinha e os microrganismos que fazem parte do seu ecossistema. O mar é tão importante quanto as florestas”, alerta o diretor de Relações Internacionais da Fundação Tara, André Abreu.

 

Hub Salvador – Um dos espaços estará montado no Hub Salvador, no Comércio. O local receberá exposição de até dez painéis de 1,20m x 1m sobre o Tara Océan e o projeto científico; um telão que exibirá vídeos e pequenos filmes sobre a temática; e duas mesas para oficinas de descoberta científica.

 

Além disso, o Hub Salvador também será palco de oficinas abertas ao público na segunda (11) e terça-feira (12). As atividades incluem apresentação virtual da embarcação, exposição de microrganismos com possibilidade de analisá-los através de microscópios digitais e atividades lúdicas, como jogos, além da exibição de filmes. Os interessados em ingressar nas oficinas podem fazer a inscrição através do site www. weezevent. com/ tara-tara-esta-em-salavdor-de-bahia .

 

O secretário da Semit, Samuel Araújo, avalia a importância do apoio municipal às atividades do Tara Océan na cidade. "Através desta ação conjunta da Semit, Secis e da Smed, a administração municipal vai promover o aprendizado, através de diversas atividades, como exposições e oficinas, sobre preservação da vida marinha aliada à tecnologia”.

 

“Esta é mais uma ação onde o Hub Salvador se junta à Prefeitura para tratar de um tema fundamental. Vamos mobilizar nossa comunidade nessa missão de preservação dos oceanos”, destaca o CEO do Hub Salvador, Alexandre Darzé.

 

Atividades culturais – O ponto alto da atração acontecerá no feriado, dia 12 de outubro, com um evento cultural organizado também no Museu Náutico do Farol da Barra. Intitulado “Nosso Oceano Atlântico”, a ação abordará a ligação oceânica e cultural entre o Brasil e a África. O artista plástico Menelaw Sete fará uma homenagem aos pequenos com participação de 30 crianças de um projeto social coordenado por ele.

 

Entre as atrações, a exposição “Plástico no mar: as soluções estão em terra”, na Aliança Francesa de Salvador, mostrará ilustrações e infográficos sobre os problemas causados pela poluição plástica e as soluções para limitar seu impacto. Outra exposição, "Matérias plásticas: vidas selvagens", discute a vida útil dos produtos feitos de plástico. Organizada pelo IRD, instituto francês de pesquisa para o desenvolvimento, a mostra fica em cartaz no Museu Náutico do Farol da Barra até dezembro.

 

“A mudança climática é um assunto que merece atenção urgente. Por isso, é de fundamental importância a cooperação de todos no enfrentamento dessa agenda, que é um dos maiores desafios que temos agora. Com a parceria do governo francês e da fundação francesa Tara Océan, vamos abordar como a poluição em nosso oceanos têm impacto direto no aquecimento do planeta e alertar nossa população sobre a problemática”, destacou a titular da Secis, Edna França.

 

Visitação escolar – Na terça-feira (13), alunos da rede municipal de ensino participarão da programação, para conhecer de perto as iniciativas e a necessidade de preservação do meio ambiente, através do cuidado com os oceanos. "Essa é uma iniciativa de grande importância, tanto pela conscientização acerca da defesa e preservação do meio ambiente, quanto pela ampliação dos conhecimentos em ciências, sobre os oceanos e as mudanças climáticas. O contato dos nossos alunos com os pesquisadores, os objetos de pesquisa, os ambientes como o HUB e o navio laboratório Tara, traz novas informações e desperta a curiosidade sobre temas científicos", afirma o secretário da Educação, Marcelo Oliveira.

 

Sobre a expedição – A missão da Tara Océan faz parte do programa internacional de pesquisa AtlantECO, que conta com 36 institutos parceiros de 13 países, incluindo o Brasil. Durante quase dois anos, o navio laboratório Tara percorrerá 70 mil quilômetros no Atlântico Sul, ao longo das costas da América do Sul e da África, até a Antártida. No Brasil, a expedição já passou pelo rio Amazonas e fez escala em Belém. De Salvador, partirá com destino ao Rio de Janeiro.

 

Programação no Navio Tara em Salvador

 

10/10 (domingo)

Chegada do Tara no Terminal Turístico Náutico da Bahia (Marina Porto Salvador) Visitas de convidados ao veleiro e imprensa.

 

11/10 (segunda-feira)

Inauguração do Espaço Tara Oceano (Hub Salvador)

Visita pública das 9h às 11h / 14h às 16h

 

12/10 (terça-feira)

- Exposição, atividades e oficinas Ocean Lab, de 9h30 às 11h30 e das 14h às 17h

 

- Evento “Nosso Oceano Atlântico”, no Museu Náutico da Bahia, às 18h

 

13/10 (quarta-feira)

- Exposição, atividades e oficinas Ocean Lab, de 9h30 às 11h30 e das 14h às 17h

- Atividade aberta ao público de coleta de lixo plástico na praia do Farol da Barra e diálogo com especialistas sobre a questão do plástico no mar, às 15h

- Soirée Aliança Francesa – Exposição Microplásticos e encontro com os cientistas, às 18h

 

14/10 (quinta-feira)

- Exposição, atividades e oficinas Ocean Lab, das 9h30 às 11h30

- Conferência Científica AtlantECO no Hub Salvador, das 10h às 13h – Inscrição no site www. weezevent. com/ tara-esta-chegando-em-salvador-evento-cultural-e-ambiental

- Partida do navio, às 14h